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Open Banking: entenda a 4ª fase e seus impactos para o varejo

O Pix se tornou uma revolução na vida de muitos brasileiros e já é amplamente utilizado por boa parte da população. Agora, o Banco Central (BC) está prestes a lançar mais um projeto igualmente impactante: o Open Banking, que estará em pleno funcionamento até o final de 2021.

Muito se falou a respeito do Open Banking nos últimos tempos justamente por ser algo tão revolucionário quanto o Pix. Mas caso você não saiba o que exatamente ele é, vamos explicar alguns pontos importantes para ajudar em sua compreensão e abordar o início de sua 4ª fase, previsto para este mês, e seus impactos no varejo.

O que é o Open Banking?

Se traduzirmos o termo de forma literal, Open Banking é um “banco aberto”, pois ele permite que instituições financeiras e fintechs, por exemplo, possam compartilhar dados de clientes.

Caso você esteja pensando que esse compartilhamento de informações tão importantes e sigilosas pode ser algo prejudicial e perigoso, fique tranquilo: ele só será feito entre instituições financeiras com sua autorização.

Por isso que muitas instituições e especialistas afirmam que, a partir de agora, o cliente se torna dono de seus dados.

Benefícios

Entre os principais benefícios da implantação do Open Banking, podemos citar, de maneira geral:

 Propiciar melhores produtos e serviços financeiros

 Aumentar a eficiência;

 Aumentar a competição

 Incentivar a inovação

 Promover a cidadania financeira

 Melhorar da experiência do usuário.

As fases de implantação do Open Banking

O Open Banking, claro, não pode ser implantado da noite para o dia. Desta forma, o escopo do projeto foi dividido em quatro grandes fases, que são:

1ª Fase: iniciada em 1º de fevereiro de 2021, consistiu no compartilhamento de dados entre as instituições financeiras.

2ª Fase: iniciada em 13 de agosto de 2021, marcou o compartilhamento de dados de clientes relacionados a serviços bancários.

3ª Fase: iniciada em 29 de outubro de 2021, permitiu a integração de serviços, com início de transações de pagamento.

Agora, em 15 de dezembro, começa a 4ª e última fase do Open Banking, que permitirá o compartilhamento de dados de serviços relacionados a câmbio, conta salário, previdência, credenciamento, seguros e investimentos.

Por conta disso, o Banco Central já propôs que após o início da 4ª fase, o Open Banking passe a se chamar Open Finance, justamente por conta desta expansão de serviços que poderão se beneficiar.

Impactos no varejo 

O varejo, assim como outras áreas do comércio, também será impactado pela implantação do Open Banking, e os benefícios devem ser vários.

Um deles, por exemplo, é que o empresas do ramo poderão negociar condições comerciais mais eficientes e econômicas, já que a migração de contas entre instituições financeiras será facilitada e também ocorrerão reduções de custos.

Mais um benefício que vale ser mencionado é que o varejo poderá negociar ofertas de crédito que sejam mais vantajosas entre instituições financeiras. Por consequência, isso aumentará o capital de giro e a competitividade entre empresas.

Estratégias comerciais também serão impactadas pela implantação do Open Banking.

Ainda falando sobre crédito, o compartilhamento de dados permitirá o acesso a condições de pagamentos que sejam mais favoráveis. A consequência direta é a possibilidade de empresas aumentarem seus fluxos de caixa.

Outro ponto que vale ser citado é que com a chegada do Open Banking, redes varejistas também poderão criar melhores condições de pagamento para clientes que possuem histórico positivo, bem como reduzir o volume de perdas.

Esses são apenas alguns dos benefícios do Open Banking, e ainda existem vários outros que poderíamos citar. De qualquer maneira, é importante que empresas do ramo se atentem e não percam essa oportunidade de crescimento para seus negócios.

APIs Cedro

Para que o compartilhamento de dados dos clientes seja realizado entre instituições financeiras, empresas terão de fazer uso das chamadas APIs.

Para quem não sabe, essa é uma sigla para “Application Programming Interface”, aplicação que possui um padrão de programação que permite a comunicação entre plataformas distintas.

A Cedro Technologies conta com diversos tipos de APIs, presentes em algumas soluções da empresa, que são voltadas para diversas finalidades, como entrega de dados do mercado financeiro (Market Data Cloud), ordens do mercado financeiro (OMS Cedro), validação e consulta de dados para compliance e antifraude (Data Engine) e integração com a WhatsApp Business API (PEOPLE).

Em breve, a empresa disponibilizará ao mercado as APIs Cedro, que permitirá a aquisição destas APIs a parte, sem a necessidade de compra das soluções em que estão presentes.

Open Banking no Cedro Cast 

Caso queira se aprofundar ainda mais a respeito do Open Banking, a Cedro Technologies retomou recentemente seu podcast, chamado Cedro Cast.

O primeiro episódio de retorno aborda justamente o Open Banking e seus impactos na vida de pessoas e negócios. Para explicar melhor o assunto, contamos a participação de Luis Sales, estrategista da corretora Guide Investimentos.

Caso queira ouvir o episódio, ele está disponível no SpotifySoundcloud e YouTube.

Leia também: Open banking: nova fase com investimentos e operações de câmbio começa na 4ª