As redes sociais também possuem alta classificação no ranking
Na América Latina, onde o uso da web ainda está bem abaixo dos níveis comparados com mercados mais desenvolvidos, os consumidores classificaram a internet como uma importante fonte de informação, inclusive para a descoberta de novos produtos e marcas. Um pesquisa de Março de 2013, realizada pela Ipsos OTX e Ipsos Global, descobriu que a web é classificada como a No. 1 onde os usuários brasileiros descobrem sobre novos produtos e marcas, com 80% dos entrevistados – 12 pontos percentuais à frente da propaganda na TV.
No México e na Argentina, a web ficou em segundo lugar por esta medida, mesmo com um número significativo de 72% e 68%, respectivamente.
Investir em sites de redes sociais só aumenta o poder da internet para convidar usuários a conhecer novas marcas e produtos. No Brasil, este foi o No. 3 em fonte de novas informações do produto. Os consumidores no país relataram uma maior probabilidade de descobrir sobre novos produtos à partir de sites sociais do que diretamente de amigos e familiares.
No México e na Argentina, países com um percentual ligeiramente inferior de usuários sociais da população on-line, redes sociais foram citadas como uma fonte de novas informações do produto em 43% e 45%, respectivamente.
Embora haja uma variedade de fontes on-line onde os consumidores podem descobrir sobre novos produtos, os anúncios digitais, em particular, vêem um alto nível de engajamento nos principais mercados da América Latina.
Quando o foco da pesquisa foi nas atividades on-line de anúncios relacionados, aproximadamente metade ou mais entrevistados no México, Brasil e Argentina, disseram ter visto um comercial para uma marca ou produto on-line em relação ao mês anterior. E mais do que um em cada cinco usuários da web no México e Brasil clicou em um banner ou pop-up ad – uma atividade que os consumidores são geralmente bastante resistentes a fazer. No Brasil, um terço dos usuários da web tinha realizado esta atividade no mês anterior à pesquisa.
O eMarketer espera que os gastos com publicidade digital possam subir 31,5% na América Latina neste ano, chegando a mais de US $4 bilhões. Baseado no engajamento do consumidor com anúncios on-line e informações, este parece ser um bom investimento.
Por: eMarketer