Logo E-Commerce Brasil

Onii adota Unified Commerce da Adyen para entregar experiência omnichannel 2.0

Fundada em 2019, a Onii surgiu com o propósito de ser a “democratização da AmazonGo” no Brasil. Para comprar em uma de suas quase 200  autônomas espalhadas pelo país, é preciso baixar o app da empresa e ler o código QR da loja para destravar a porta. Depois, é só escanear o código de barras dos produtos selecionados e pagar pelo app antes de sair. Simples e prático.

Contudo, ao longo do tempo, a empresa foi recebendo feedback de clientes que gostavam da jornada disruptiva, mas queriam poder optar pela experiência tradicional, pagando diretamente com o cartão na maquininha. O desafio para a Onii, que trabalha com um sistema de licenciados, era reunir todos os dados dos pagamentos – online e offline – em um só lugar, não perdendo visibilidade sobre as informações, nem inteligência de negócios.

Em busca do parceiro certo para atender essa demanda, a Onii procurou a Adyen, empresa global líder em pagamentos. Desde 2019 a Adyen trabalha no Brasil com uma solução de Unified Commerce, que integra os pagamentos de diversos canais, incluindo loja, app e ecommerce, em uma única plataforma. O resultado é facilidade operacional para o varejista, assim como uma visão 360 sobre o negócio. Era exatamente o que a Onii precisava.

Em menos de uma semana as duas equipes conseguiram disponibilizar terminais de pagamento para os licenciados da Onii. E a estratégia foi certeira: em um mês, as transações realizadas com pin pad já representavam 22% do volume total das lojas, e entre os novos clientes, 27% optaram pelo método de pagamento.

“A Onii é o centro de um ecossistema que envolve clientes, licenciados, indústrias e incorporadoras. Ter visibilidade dos dados é algo essencial para nosso modelo de negócio, e é exatamente isso o que conseguimos com a Adyen. Com a solução de Unified Commerce, deixamos que nossos licenciados ofereçam a melhor experiência de compra aos clientes, sem abrir mão do asset estratégico que são as informações de pagamento”, disse Bruno Fabbri, CTO da Onii.

“Temos um grande orgulho de nossa parceria com a Onii, startup inovadora que entende como tecnologia de pagamentos pode ser um diferencial competitivo. Nossas pesquisas só reforçam como os consumidores de hoje não vêem fronteiras entre o online e o offline, e criar uma jornada de compra que lhes permita comprar e pagar como quiserem sempre será nossa prioridade”, diz Adriana Mesquita, Líder Comercial da Adyen para América Latina.

Depois do sucesso no Brasil, Onii se prepara para sua expansão internacional. Hoje, suas operações já incluem Portugal, Chile, Espanha, Estados Unidos e Emirados Árabes. E a expectativa é de logo levar as lojas autônomas para novos mercados, como Qatar, Japão, Colômbia, Argentina, Itália e Inglaterra. Tudo isso com o suporte do parceiro global de pagamentos global, Adyen.

Leia também: E-commerce corresponde a 11,6% do varejo nacional, mostra ABComm