Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Usando o OneLink com ESPs para melhorar experiência da transição de e-mail para apps

Quarta-feira, 16 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

O e-mail não é coisa do passado. Apesar do número cada vez maior de canais, plataformas e aplicativos online fazendo parte da nossa vida, o canal online mais antigo de todos continua sendo um dos mais importantes. Para a maioria dos produtos web ou de app, o e-mail é uma parte essencial da experiência de integração. E, do ponto de vista do marketing, o e-mail tem uma relação entre retorno e investimento muito vantajosa, apesar da reputação de ser “invasivo”.

Em 2018, a Sendgrid relatou que as campanhas de marketing de e-mail tiveram uma taxa média de abertura de 18% em todo o mundo. Quando comparamos esse número às taxas de clique menores que 1% dos banners tradicionais, vemos por que a pesquisa de março de 2019 da Ascend2 com marketers de todo o mundo descobriu que os softwares de automação de e-mails são a tecnologia de marketing mais eficaz.

E os provedores de serviço de e-mail (ESPs) é que comandam esse mercado. Apesar de os ESPs serem muito bons em automatizar o marketing por e-mail na web, as coisas podem se complicar um pouco quando se adiciona aplicativos mobile à equação. Com o surgimento dos links universais da Apple, inúmeros marketers, gerentes de produto e engenheiros reclamaram de problemas nos Deep Links em e-mails. Felizmente, o OneLink da AppsFlyer resolve isso.

Solução

Quando abrimos um link em um e-mail marketing no celular, todos nós sabemos como é frustrante acabar entrando no site da marca em vez do aplicativo ou da loja de aplicativos. E isso é um fardo ainda maior para aplicativos que já temos instalados, porque temos que sair da página web, abrir o aplicativo e navegar manualmente até a página interna certa do aplicativo para terminar a jornada.

É exatamente por isso que os links universais são tão importantes. Sem usar uma solução de link direto de outro provedor, como o OneLink, os marketers não terão a chance de otimizar a experiência de acordo com o dispositivo e a plataforma.

Alguns ESPs criaram a própria solução de links universais, mas poucos têm o que precisam para lidar com casos mais extremos. Já para os marketers focados em dados que trabalham em uma plataforma de métrica mobile (MMP) como o AppsFlyer para a atribuição de aplicativos, isso cria uma nova série de problemas para acompanhar e medir sistemas.

Por quê? Para criar links de acompanhamento, os provedores de métrica encapsulam o link original, criando um link de exibição único que, ao ser acessado, aciona esse sistema com dados de acompanhamento. Então, se um anunciante quiser ver métricas consistentes do seu ESP e da sua MMP, terá que encapsular o link de acompanhamento do MMP e o do ESP. Como mostrado nos casos de redirecionamento de e-mail abaixo, links encapsulados por ESP:

Corrompem links universais Apple (iOS)

Se o aplicativo já estiver instalado Embora as informações de acompanhamento sejam enviadas ao ESP, nenhum dado de contexto ou atribuição será enviado ao MMP. Isso não só causa problemas à atribuição no MMP, mas também cria uma experiência “quebradiça”, porque o usuário não permanece conectado e não é direcionado à página contextualmente específica, como proposto originalmente pelo esquema de links diretos.

(Observação: isso não acontece com novos usuários de aplicativos do iOS que clicam em links do ESP para fazer a primeira instalação do app pela App Store).

Complicam a jornada do usuário no Android

Se o aplicativo para Android já estiver instalado, o link vai chamar um esquema de URI para enviar o usuário ao conteúdo in-app relevante.

O OneLink é uma solução de links universais da AppsFlyer para marketers e desenvolvedores de apps que define o fluxo dos links diretos levando em conta diversos cenários. O OneLink simplifica a experiência de passagem do e-mail para o app no iOS “separando” ou “resolvendo” links encapsulados por ESPs para fazer a mágica acontecer sem ignorar nenhum dado de atribuição ou contexto.

O OneLink atua em todos os SOs, canais e plataformas possíveis para direcionar usuários ao destino ideal de uma forma natural — seja uma página inicial personalizada, a loja de aplicativos ou uma experiência in-app contextual.

Apesar de o OneLink ter compatibilidade comprovada com o Braze, Sendgrid, Oracle Responsys e Salesforce Marketing Cloud, a tecnologia envolvida foi criada para funcionar com todos os principais ESPs. Além do marketing por e-mail, o OneLink pode atuar em diversos outros cenários, como publicidade paga, campanhas por SMS, convites a usuários, banners inteligentes, promoções entre aplicativos, programas de indicação, códigos QR e muito mais.

Seja criado de forma manual ou programática pela API OneLink, o OneLink garante que todo clique e evento in-app seja medido, atribuído e relatado no painel AppsFlyer para você poder tomar decisões comerciais esclarecidas em tempo real.

Quer saber mais sobre o OneLink e deep links? Acesse o webinar “Tudo o que você precisa saber sobre deep linking e OneLink

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.