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Como OMS pode revolucionar a estratégia omnichannel no seu e-commerce?

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Omnichannel pode não ser um conceito familiar para todo varejista, mas é fundamental para qualquer lojista de e-commerce, pois as vendas online e físicas estão se conectando cada vez mais, segundo Marcelo Trad Seva, Head de Operações da Pier8. E um sistema que pode facilitar a gestão dos processos no negócio é o OMS.

O OMS (Order Management System) é um sistema que ajuda a gerenciar os sistemas do comércio, dando uma visão geral de todo o estoque e reservas, orienta os fluxos de transporte e gerencia as devoluções, explicou o executivo no The Future of E-commerce – Edição Logística 2021, nesta quinta-feira (28).

Marcelo Trad Seva, Head de Operações da Pier8

O sistema possibilita a análise de toda a curva de venda, reduzindo as falhas humanas e os custos com estoques. “O OMS se adaptou ao omnichannel proporcionando uma integração completa do negócio, pois consegue fazer a gestão de todo o processo”, afirma Seva.

“É a visão de todos os aspectos relacionados aos pedidos, do tempo e do controle real de toda a operação. O cliente fica satisfeito porque o sistema corrige as falhas humanas. Desta forma, o OMS ajuda a diminuir as perdas reduzindo os custos”, ressalta o executivo.

Outros benefícios do OMS:

  • Agilidade no erro e correção (em casos de problemas de integração e de entrega)
  • Aumento da conversão com estratégias voltadas à melhor fluidez das curvas ABC de produtos
  • Embasamento para campanhas e estratégias de atuação regionais
  • Priorização de pedidos e acompanhamento da SLA em diversos canais
  • Integração de todas as informações em uma única plataforma: WMS, TMS, ERP e POS.

Outro ponto importante, segundo Seva, é a possibilidade de conexão com os marketplaces em uma única ferramenta, pois dá visibilidade e integração dos estoques, o que facilita para atender o cliente de forma mais rápida.

OMS e Omnichannel

O executivo explica que o OMS é o principal passo para uma operação Bricks & Clicks otimizada e o principal ponto de partida para atendimento a marketplaces. Veja os principais pontos:

  • Visibilidade total do estoque independente da quantidade a marketplaces
  • Oportunidade na flexibilidade da oferta (produtos não encontrados em loja podem ser selecionados em um ambiente online e entregue na casa do consumidor)
  • Redução dos custos das operações físicas entendendo sua curva ABC física e digital
  • Viabilização do Fulfillment com o aumento de capilaridade utilizando mais de um CD (centro de distribuição)

Por fim, o especialista dá dicas para impulsionar as vendas:

  • “Trabalhe o senso de urgência da compra do seu cliente com um estoque transparente”
  • “Varie as modalidades de entrega (retirada da compra digital em lojas físicas, entrega da compra física em casa)”
  • “Descentralize as opções de entrega (Flagships, operações verticalizadas)”
  • “Diversifique e analise a performance de cada modalidade de entrega”

O The Future Of E-Commerce – Logística 2021 abre o calendário de eventos do E-Commerce Brasil em 2021. Todas as palestras serão disponibilizadas no canal do ECBR no YouTube nos próximos dias.

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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil