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Omnichannel na Black Friday: confira estratégias para não fazer feio

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Comprar online e retirar na loja física ou vice-versa é mais uma comodidade para o cliente e, às vezes, um desafio para o lojista. Implementar uma boa operação de omnichannel não é para qualquer um, ainda mais na Black Friday, com o aumento exponencial de pedidos. Pensando nisso, Tiago Girelli, CEO da Tray, enumerou estratégias de omnichannel para uma Black Friday de sucesso, durante o Big Solutions, nesta terça-feira (20).

1 – Investimento em tecnologia para atender o cliente

“A gente investe pouco em tecnologia no Brasil, mas é muito importante ter um bom canal online para solicitar troca e devolução, além de integração ao sistema ERP/PDV”, diz Girelli.

2 – Incentivo ao uso do Pix

“ O Pix é a segunda forma de pagamentos mais utilizada pelos brasileiros”, segundo o executivo.

3 – Estoque

“Fuja do papo clichê. Tenha estoque relevante para os produtos da curva A. E negocie com fornecedores para ter os produtos que serão ofertados”, aconselha.

4 – Preço

“Diga não aos preços divergentes nos diversos locais de compra. Não pode ter preço diferente na loja física e na loja online”, enfatiza.

5 – Orçamento de publicidade

“É hora de aumentar o investimento em publicidade”, diz Girelli.

6 – Influenciadores

“ A personificação da marca através da imagem de influenciadores. Um exemplo é a vencedora do último BBB, da TV Globo. Agora, ela é uma das maiores vendedoras de produtos do Brasil”, lembra.

7 – Cashback como estímulo a compras futuras

“O cashback é um artifício para apimentar a relação com o cliente. O novo consumidor valoriza o cashback. Às vezes, não temos margem para dar desconto, mas com o cashback, o cliente volta para comprar. É um custo mais barato que o de um novo cliente”, ensina.

8 – Comunicação

“É importante ter comunicação entre todos os canais de venda”, afirma.

9 – O uso do ponto físico para retirada de compra online

“Você já fazia, mas o que você fez de diferente para se adequar à pandemia?”, provoca Girelli. “Incentivar a visita à loja física com desconto na loja virtual, por exemplo, ou vice-versa, é uma boa estratégia”, conta.

Outra vantagem da retirada em loja física é a eliminação do frete. “Um dos principais motivos de abandono de carrinho é o valor do frete em 70% dos casos. O número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020. Drive thru, que virou moda na pandemia, também chegou para ficar”, afirma Girelli.

10 – Mensure

“Black Friday não é só sucesso financeiro, é tempo de avaliar sua empresa como um todo. Por isso, faça uso do NPS”, aconselha o executivo.

O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.

Leia também: Os 7 pilares fundamentais para uma Black Friday de sucesso

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil