Logo E-Commerce Brasil

Obama quer aprovar visto para empreendedores

Antes de terminar seu segundo mandato à frente da Casa Branca, o presidente americano Barack Obama pretende aprovar um visto especial voltado a empreendedores de startups. De acordo com a revista Wired, a nova modalidade terá caráter temporário e duração de dois anos, com possibilidade de renovação por mais três.

Segundo a revista, a intenção do presidente é facilitar a expansão ou até a implantação de negócios inovadores estrangeiros nos Estados Unidos.

Inicialmente, o visto seria concedido por dois anos caso a empresa consiga provar que seu modelo é interessante para o desenvolvimento da economia americana. Se, nesse período, conseguir levantar investimentos ou prêmios, a licença ganha a possibilidade de ser estendida por mais três anos.

Poderão se candidatar a esse tipo de visto sócios com até 15% de participação nas startups (pré operacionais ou validadas).

A viabilidade do projeto, porém, ainda não é certa: Barack Obama terá apenas quatro meses até a posse do seu sucessor e deverá não só aprovar como também lançar o programa.

“Imigrantes empreendedores sempre fizeram contribuições excepcionais para a economia dos Estados Unidos”, afirmou o perfil oficial da Casa Branca na plataforma Medium. “Imigrantes ajudaram a começar nada menos que um de cada quatro novos empreendimentos e startups dos EUA, e a grande maioria das startups de tecnologia, sediadas no Vale do Silício”, escreveu.

Fonte: PME