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O SEO como ferramenta de identificação de tendências para os e-commerces

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Felipe Bazon, Chief SEO Officer da Hedgehog, trouxe para o Congresso Grocery&Drinks um conteúdo sobre ideias para quem está vendendo comidas e bebidas no e-commerce.

De acordo com ele, é necessário repensar a trajetória do cliente dentro do processo de compra, propondo um modelo que não seja linear como o funil de vendas, pois atualmente os consumidores recebem informações de canais diversos. Os consumidores têm diferentes perfis e pontos de contato, a maioria deles faz um grande trabalho de pesquisa do produto antes de efetivar a compra.

Hoje, é importante focar na intenção de busca do cliente dentro do Google, que pode ser dividida em: informacional, intenção comercial, navegacional e transacional.

A intenção pode ser identificada através da análise dos resultados de busca, uma estratégia que está focada no hábito das pessoas. Estudos trazidos pelo CSO mostram como o consumidor está exigente e confortável com as plataformas digitais. Ele cita como exemplo o aumento das buscas por receitas e produtos relacionados à cozinha nas pesquisas online.

São tendências para os negócios de alimentos e bebidas via e-commerce, sendo importante observar essas tendências comportamentais e de consumo para trazê-lo ao seu site. Mais do que uma boa plataforma, é preciso oferecer um bom conteúdo e se manter presente em todos os pontos de contato com o cliente.

Ao final da palestra, Felipe Bazon ofereceu várias dicas para quem quer ideias e formas de melhorar sua audiência e seu e-commerce: gerar no Google Adwords as dúvidas dos seus clientes que os levaram ao seu site, trazendo ideias de conteúdo que poderão ser abordados em posts ou FAQ.

Uma boa página de produto também pode ajudar a rankear nos resultados de pesquisa, além da página de resultados (conferir o endereço, menções, formas de contato etc.).

Entender os dados e produzir um bom conteúdo são elementos de grande relevância para alcançar melhores resultados de venda.

Por Amanda Lucio em cobertura especial para o Grocery&Drinks.

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