Digital Transformation se firmou como um caminho fundamental para as empresas se manterem competitivas e rentáveis no futuro. Mas o que esta transformação digital significa para o varejo brasileiro?
É fato que o varejo fora do Brasil encontra-se em estágio mais avançado e já utiliza modelos digitais de forma mais abrangente, o que pode indicar tendências do que poderemos ver por aqui em um futuro próximo. Uma destas tendências do varejo mundial é que os consumidores estão comprando cada vez mais durante seus trajetos diários e rotineiros. Este é um padrão de consumo que está muito relacionado a comodidade, uma vez que estes consumidores acabam usando seu tempo de deslocamento para pesquisar preços e efetuar compras. A chave para tornar isso possível é a tecnologia mobile e o desenvolvimento de aplicativos.
O principal desafio hoje é que mesmo com a vontade dos consumidores aumentado em relação a utilizarem smartphones para efetivarem suas compras em função de facilidade e comodidade, no Brasil ainda é pequena a quantidade de varejistas que possuem aplicativos para celular com capacidade de compra. Indo além, são poucos os varejistas que estão usando aplicativos que utilizem beacons e que permitam o envio de promoções personalizadas ou cupons de desconto para consumidores que estão próximos ou mesmo dentro das lojas. O desenvolvimento destes aplicativos com funcionalidades de compras e descontos para mobile é um excelente exemplo de transformação digital nos negócios.
Com foco na comodidade, apesar de todo o avanço tecnológico que temos disponível, uma das principais causas de frustração por parte dos consumidores segue sendo a falta de produtos. A transformação digital pode ser um importante caminho para minimizar esta frustração, criando um sistema que disponibilize informações sobre disponibilidade de produtos independente do canal, que possa ser acessado tanto por televendas quanto por mobile. Outra resposta que a transformação digital tem para a falta de produtos é disponibilização de dispositivos móveis para os vendedores dentro das lojas, de forma a permitir que eles coloquem pedidos de venda ou troca, quando os produtos desejados pelo cliente não estão no estoque da loja física.
No campo da experiência de compra, a transformação digital tem um papel absolutamente relevante, impulsionada por clientes que esperam que os varejistas modifiquem processos e criem sistemas que melhorem consideravelmente a experiência de compra. Sistemas de coleta de dados de clientes incluindo redes sociais, promoções personalizadas, programas de fidelização que pontuem automaticamente e que sejam fáceis para resgatar benefícios e produtos, além da disponibilização de conteúdo, histórias de uso e opiniões de clientes satisfeitos e insatisfeitos são exemplos de processos e modelos de negócios que estão sendo transformados por meio de tecnologia digital.
O grande desafio continua sendo conseguir coletar todas estas informações sem que os clientes tenham a sensação de privacidade invadida. Tomando o cuidado de não ser invasivo a este ponto, é fato que a transformação digital tem muito a agregar e contribuir com novos modelos e formas de viabilizar negócios entre os varejistas e consumidores.
Fonte: Decision Report