Logo E-Commerce Brasil

O que o e-commerce brasileiro pode aprender com os gigantes do varejo internacional

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O comércio eletrônico brasileiro está em constante avanço. De acordo com o T-Index 2015, no próximo ano o País será o 4º maior mercado de e-commerce do mundo. Apesar do crescimento do nosso mercado interno, estamos sempre de olho no que se passa em outros países quando se trata de varejo online. Buscamos sempre nos inspirar nas boas ações e práticas do mercado exterior, para aprender com acertos (e com os erros!) e encontrar uma maneira de adaptar essas práticas para a nossa realidade.

Na área de moda, uma das gigantes do mercado é a Tommy Hilfiger, velha conhecida dos brasileiros que estão de viagem para os Estados Unidos. Tão conhecida que a marca disponibiliza uma versão em português do seu site para facilitar a compra para os brasileiros. Uma das inovações da empresa, foi lançar um aplicativo mobile, no qual as pessoas podem comprar direto no site da loja com maior comodidade em qualquer dispositivo.

Já a grande magazine Sears, fundada nos Estados Unidos no final do século XIX, foi uma das primeiras lojas no mundo a começar a vender por catálogo. Hoje é a quarta maior revendedora de produtos dos Estados Unidos e no online, desde 2010, faz entrega para o Brasil. Um dos diferenciais da loja é que ela tem dentro do seu próprio site um outlet e eles fornecem para os seus clientes um cartão de crédito próprio.

A também americana Staples, loja online de material de escritório, foi fundada em 1986 e está presente na América, Europa, Oceania e Ásia. No ano 2000 a empresa chegou ao mercado brasileiro, e anos mais tarde, foi um dos primeiros países no qual incorporaram o e-commerce. O diferencial da loja, que além de vender para o consumidor final, em pequenas quantidades, vende para grandes empresas, é as formas diferenciadas dessas empresas poderem realizar a suas compras: existem descontos, facilidades, atendimento personalizados, dividindo-as entre as que consomem até R$ 10 mil por mês em materiais para escritório e as que consomem mais do que esse valor.

A francesa Leroy Merlin é um dos grandes varejistas online no mercado brasileiro no setor de material de construção. Apesar das 31 lojas físicas espalhadas pelo País, a loja online, lançada em 2012, é responsável por boa parte do faturamento da empresa no Brasil. A empresa vem focando no omnichannel, para otimizar a integração entre suas duas frentes de venda. Um dos diferenciais da loja, é o relacionamento com o cliente e a forma como eles tentam cativar seu público. No site está disponível uma agenda de cursos gratuitos de Faça Você Mesmo, permitindo que os clientes consultem as próximas atividades e façam suas inscrições para participar.

Quer saber mais sobre essas gigantes do mercado? Quer aprender o que vem dando certo pra elas e que pode dar certo para a sua loja também? Então participe do Fórum E-commerce Brasil 2014, o maior evento sobre E-Commerce da América latina. Além de grandes nomes do varejo online nacional, vamos contar com a participação de representantes dessas quatro lojas internacionais. Você não pode perder!