Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

O que é UX Design? Descubra tudo que você precisa saber!

Monday, 14 de March de 2022   Read time: 9 minutes

Entenda o que é UX Design

O termo “User Experience” – Experiência do Usuário – foi criado e popularizado pelo cientista e designer norte americano Don Norman na década de 90, surgindo da observação de que era preciso olhar para a experiência como um todo a fim de atender necessidades e evitar frustrações. Por exemplo, o design diferenciado de uma embalagem de ketchup pode ser um fator que o destaque entre a concorrência, mas se causar dificuldade no momento de retirar o produto do recipiente, pode acabar se tornando uma questão decisiva para que não haja a compra do mesmo novamente. Ou seja, de nada adianta inovar apenas nos aspectos visuais e se esquecer das funcionalidades essenciais.

O conceito de aplicar user experience é, então, melhorar a interação entre produtos e/ ou serviços e usuários. Para isso, utiliza-se de diversas ferramentas de pesquisa e estudo para identificar problemas e oferecer soluções que possam garantir uma experiência positiva, promovendo altos níveis de satisfação em aspectos como usabilidade, fluidez, responsividade, acessibilidade e intuitividade. Para alcançar essa máxima satisfação, a jornada do usuário é avaliada minuciosamente em quesitos físicos, técnicos e psicológicos.

Qual a diferença entre UX e UI Design

O termo UI – User Interface ou Interface do Usuário – se refere a utilização de elementos visuais para guiar o usuário a cumprir um objetivo. Dessa forma, por meio de cores, formas, tipografias, botões, menus, entre outros, o UI Design preza em tornar a navegação mais intuitiva e natural, enquanto o UX Design abrange a experiência e interação com um todo.

A grande verdade é que o UI não existe sem o UX. Para simplificar essa explicação, imagine o seguinte: se o UX fosse um guarda-chuva, o YUI estaria debaixo desse guarda-chuva

Metodologias de UX Design

Na prática, para o desenvolvimento de estratégias de experiência do usuário são aplicadas metodologias definidas de acordo com o objetivo a ser alcançado. Conheça as principais:   

  • Testes: podem ser aplicados diferentes tipos, como de usabilidade (técnica de pesquisa que avalia produtos e serviços observando usuários reais para levantar problemas e pontos de melhoria) e A/B (comparação de elementos com duas variantes a fim de definir qual se desempenha melhor);
  • Criação de personas: é a representação do perfil ideal de consumidor da marca, reunindo características, comportamentos, hábitos, e outros pontos que constroem um personagem que auxilia em tomadas de decisão e estratégias de aproximação com o público;
  • Prototipação: versão simulada ou amostra de um produto final para a realização de testes;
  • Questionários e entrevistas: investigações para a captação de informações, seja de forma quantitativa com questionários, quanto levantamentos aprofundados com entrevistas; 
  • Diário de uso: registros do usuário realizados com uma frequência determinada para fornecer informações sobre os hábitos relacionados a um produto ou serviço;
  • Benchmarking: análise da performance de marcas e produtos concorrentes, para assim, realizar comparações a fim de identificar pontos fortes e fracos, entender o mercado, entre outros.

Vantagens de aplicar estratégias de UX Design

As pesquisas e estudos de UX Design resultam em insights valiosos que podem ser fundamentais para assegurar a eficiência e a excelência de ponta a ponta do produto e/ ou serviço. Além do mais, acarreta benefícios como:

  • Otimização de tempo e recursos;
  • Melhora no engajamento, aproximação com o público e satisfação do usuário;
  • Maior retenção e fidelização de clientes;
  • Aumento das vendas e lucratividade.

O UX Design é um forte aliado para o e-commerce

O tremendo poder do comércio eletrônico já não é novidade! No primeiro semestre de 2021, o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas e atingiu R$ 53 bilhões, segundo dados da Ebit | Nielsen. 

Com o user experience é possível potencializar ainda mais esses resultados, já que algumas premissas da sua aplicação no comércio eletrônico corroboram em uma navegação clara, dinâmica, assertiva e ágil. Esses elementos são extremamente importantes para gerar:

  • Maiores taxas de visualização;
  • Aumento do ticket médio;
  • Crescimento no número de conversões;
  • Melhora na experiência de compra;
  • Muito mais recomendações!

Case: como a BRF aplicou UX Design em seu novo portal B2B

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e que possui grandes marcas em seu portfólio como Sadia, Perdigão e Qualy, inovou na criação de um novo portal B2B, o Central BRF. Criado com o objetivo de ser um apoio aos vendedores da marca, seu desenvolvimento teve grande embasamento em estudos em UX para implementar funcionalidades que possuem um alto grau de aderência às necessidades dos próprios vendedores e consumidores:

  • Padronização da marca: por meio de pesquisas chegou-se ao nome “Central BRF”, padronizando como o principal meio digital transacional para a força de vendas.
  • Mapeamento de jornadas: após a análise de jornadas do site foi possível facilitar ainda mais o processo de navegação;
  • Customização da homepage por persona: permite que o usuário edite e customize a quantidade e as categorias de sliders na home da BRF.

Quer saber mais? Leia o conteúdo completo sobre o case.

Como turbinar a experiência do seu e-commerce

Especialista em transformação digital, a WEBJUMP criou o Time de Experiência, que consiste na integração das áreas de analytics, design e front-end sob a mesma liderança. Desta maneira, cria-se uma estratégia consistente na construção e sedimentação de marca no comércio eletrônico, no qual os times trabalham juntos pelo mesmo objetivo e entregam um projeto unificado do começo ao fim. 

Fique por dentro de como turbinar a experiência do seu e-commerce com quem entende do assunto: confira 5 dicas essenciais para um comércio eletrônico de sucesso utilizando estratégias de UX Design  que o Time de Experiência da WEBJUMP selecionou especialmente para você!

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER