Logo E-Commerce Brasil

O impacto do mobile-friendly no mercado da moda

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O mercado da moda é famoso pelas transformações constantes, sempre absorvendo mídias e artes como uma aglutinação de tendências e novidades. Neste cenário, a tecnologia e a Internet entram no processo, influenciam e são influenciadas pelo mundo fashion.

Atualmente, as novidades aparecem seguindo as tendências, como o fast fashion e as it-girls, ambos alterando o curso do consumo, cada qual a sua maneira. No mercado, as lojas virtuais continuam aumentando sua parcela de participação no varejo e acompanhando o que há de mais moderno, as compras através de smartphones seguem o mesmo caminho.

Para isso, sites relacionados ao mercado da moda, como roupas e joias, devem seguir a tendência e disponibilizar seus sites em formatos adequados a tais dispositivos. Esses são os sites chamados mobile-friendly.

O termo vem da língua inglesa e significa, em uma tradução literal, “amigável-para-dispositivo-móveis”. Sites com esta característica são adaptáveis a diferentes aparelhos, e possuem seu visual e modo de navegação agradável para os usuários, seja através de uma tela de computador, ou seja, por smartphones.

Tornar um site de e-commerce mobile-friendly é um trabalho que envolve desenvolvimento para que a tecnologia continue favorecendo o usuário em termos de navegabilidade, para que ele encontre seus produtos de maneira fácil e segurança para que seus dados sejam armazenados com sigilo e a compra seja feita sem qualquer risco.

Este formato permite que os usuários tenham uma melhor experiência e façam compras em lojas virtuais através de seus telefones, em qualquer lugar com uma conexão de Internet, aderindo a tendência e beneficiando as consumidoras do fast-fashion.

A loja de joias Só Prata, recentemente seguiu as tendência e atualizou seu formato de loja virtual e disponibilizou uma versão mobile-friendly, levando melhor experiência de compra para o seu cliente, com visual moderno e agradável e uma navegação que o ajuda a encontrar suas joias e realizar seus pedidos de maneira prática.