Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

O futuro do Mercosul é tema de seminário na Fecomercio de São Paulo

Quinta-feira, 08 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Relações Internacionais, realizou, nesta quarta-feira (7), o seminário “Comércio Intra-Mercosul”.

O evento apresentou uma visão geral sobre o volume de negócios nos quatro países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e abordou as perspectivas e oportunidades no bloco.

Estiveram presentes o embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio Balbela; o cônsul-geral da Argentina, Luis Castillo; e o adido comercial do Consulado do Paraguai em São Paulo, Sebastian Bogado, entre outras autoridades e empresários.

O vice-presidente da FecomercioSP e presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação, Rubens Medrano, abriu o seminário declarando que a Entidade apoia e acredita no Mercosul como instrumento de geração social de empregos e inserção de pequenas e médias empresas dentro do universo do comércio internacional.

Contudo, defendeu que são necessárias alterações substanciais no bloco, principalmente em relação a barreiras tarifárias, convergência das normas aduaneiras e entendimento sobre regras de origem.

Para embaixador do Uruguai, Gustavo Vanerio Balbela, é necessário harmonizar as políticas regionais e setoriais, investir em infraestrutura nas fronteiras e melhorar o impacto da competitividade de toda a logística.

“Temos que ter um procedimento comum para combater práticas desleais, com aplicação do direito antidumping. Além disso, há um atraso significativo de integração que pode ter um preço considerável e resultar em uma perda de espaço referencial no mundo”, completou.

O cônsul-geral da Argentina, Luis Castillo, defendeu que qualquer reformulação que se faça no Mercosul daqui para frente precisa levar em conta o cenário do que comparou ser uma “nova Guerra Fria”, envolvendo os interesses comerciais e financeiros de Estados Unidos e China. Nesse sentido, comentou que é preciso cautela para o próximo governo.

Para o adido comercial do Consulado do Paraguai em São Paulo, Sebastian Bogado, o mundo está se reconfigurando, e é a oportunidade de o Mercosul se modernizar. “Quero sublinhar a importância de nos mantermos juntos. Mesmo com as nossas imperfeições no Mercosul, somos mais fortes juntos do que separados.”

No segundo painel, foram apresentados cases de sucesso, com a moderação do presidente da Câmara de Comércio Argentino Brasileira, Federico Servideo, e as apresentações do diretor comercial da Santa Helena, Luis Bertella (Brasil); da diretora comercial da Exel Cosméticos, Sabrina Viana (Argentina); do CEO da Tea Connection, Ricardo Ouiroz (Argentina); do sócio-diretor da La Tregua, Juan Fontana (Uruguai); e do diretor comercial da MB Maquila, Roberto Dal Medico (Paraguai).

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.