Com o fim da Black Friday, o Natal é a próxima data que impacta diretamente as vendas do varejo online e, para os empreendedores terem sucesso com ela, estratégias de fidelização são muito úteis para vender novamente para os mesmos consumidores. Em levantamento realizado em 2022, a Nuvemshop – plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina –, notou que as PMEs digitais faturaram R$230 milhões somente entre os dias 1º e 25 de dezembro.
Para ajudar os lojistas a descobrirem as melhores formas de fidelizar os clientes da Black Friday 2023 e alavancarem suas vendas para o Natal, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de empreendedorismo online da Nuvemshop –, separou algumas dicas para que o faturamento dos empreendedores digitais aumente ainda mais neste final de ano. “Estratégias de fidelização são de suma importância no mundo do e-commerce, pois estão atreladas diretamente não só às vendas, mas também na construção de reputação da loja”, explica Babi.
Confira as dicas da especialista sobre como fidelizar os clientes:
1. Entenda seu público: o empreendedor precisa identificar as características do seu comprador e definir estratégias baseadas nisso. Atentar-se principalmente a faixa etária, gênero, profissão e poder aquisitivo. “A primeira etapa é a do planejamento. Mapear o seu público e trazer dados relevantes que possam ser utilizados para identificar as necessidades do cliente”, afirma Babi.
2. Proporcione uma experiência única: realizar um contato íntimo com o comprador, de forma orgânica, fazendo do uso de diversos meios de contato, através das redes sociais e do site, por exemplo. A especialista pontua a importância de fazer o envio de brindes e a realização de experiências diferentes no momento do unboxing, por serem ações de fácil realização. “Surpreender os compradores com brindes ou detalhes especiais tornam aquele momento único e aumentam as chances de voltarem a comprar naquela loja”, conta;
3. Desenvolva programas de fidelidade: definir um sistema de pontos após os pedidos, para incentivar as pessoas a continuarem comprando na loja e ganharem descontos cumulativos. Babi realça que é uma estratégia simples e de bom retorno, porque as promoções cumulativas tendem a atrair os clientes a gastarem mais e conseguirem mais descontos. Uma das alternativas também é o cashback temporário na próxima compra, pois motiva os consumidores a navegarem pela loja buscando aproveitar a oportunidade para pagar mais barato;
4. Valorize seus clientes: tratar os clientes com seu devido valor também é fundamental. Ter um espaço para ouvi-los e compreendê-los é extremamente necessário e estreita o contato entre comprador e vendedor. Babi detalha que despertar o sentimento de proximidade e cuidado com seu público, torna seu negócio especial e atrai cada vez mais pessoas a se engajarem com a marca. “O atendimento ágil e humanizado é o grande diferencial para um consumidor escolher entre uma loja e outra”, finaliza.