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Mania de Fitas cresce mais de 100% após aprimorar sua gestão com tecnologia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Armarinho virtual automatizou e profissionalizou processos com a Nuvemshop Next

Entrar para o mundo on-line é um desafio que demanda muito aprendizado de empreendedores, consumidores e de toda a sociedade. O contexto do último ano empurrou ainda mais os negócios para o universo virtual. Em 2020, muitas pessoas tiveram sua primeira experiência com compras online levadas pelo fechamento das lojas físicas, uma das medidas de contenção da Covid-19. Mais de 13 milhões de consumidores aderiram ao e-commerce, um crescimento de 29% em relação a 2019. É o que mostra o estudo Webshoppers 43, da consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, divulgado no portal Exame em março de 2021.

O lojista que ainda não tinha se adequado à tendência de digitalização teve de correr. É o caso de Armanda e Marluce, empreendedoras do ramo de armarinhos com a loja Mania de Fitas. Elas começaram aprendendo na prática e depois buscaram um parceiro que oferecesse suporte ao seu crescimento, no caso a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Foi pensando em lojas como a Mania de Fitas que a Nuvemshop aprimorou suas soluções de e-commerce. Além de disponibilizar de recursos tecnológicos, ferramentas e conteúdos que apoiam os empreendedores, a plataforma investiu na ampliação da Nuvemshop Next, sua opção para grandes marcas. Com a solução, o empreendedor conta com a análise das melhores estratégias de e-commerce para o negócio e com mais de 1.000 parceiros e integrações, um gerente dedicado, suporte preferencial e benefícios nos meios de pagamento e envios.

Fiel à sua missão de reduzir as barreiras do empreendedorismo, a Nuvemshop viabiliza tecnologia de ponta para os negócios – do pequeno ao grande. Vantagem que até então era privilégio dos gigantes do varejo. A grade da plataforma inclui recursos para aprimorar a gestão de pagamentos, logística, marketing, experiência do consumidor, entre outros. Amanda e Marluce contaram como esse pacote fez toda diferença no crescimento exponencial da Mania de Fitas.

De laço em laço, nasce um armarinho virtual

Inspirada na missão mais importante de sua vida, a maternidade, Amanda Magalhães criou a Mania de Fitas, em 2015. A auxiliar administrativa estava em licença maternidade e sua pretensão era iniciar um hobby e complementar a renda com a venda de laços. Com o apoio do marido, Daniel, a profissional decidiu não retornar ao trabalho no escritório e tocou o negócio junto com sua mãe, Marluce Santos.

A dupla vendia via WhatsApp e Instagram, porém tiveram a boa surpresa de crescer nas vendas a ponto de não dar conta dos atendimentos. Daí a se tornar uma loja virtual do ramo de armarinhos foi um pulo. “Depois, chegamos em um ponto na empresa em que começamos a crescer pouco, então eu precisava buscar conhecimentos e ferramentas que não tinha”, conta Amanda.

Segundo a empreendedora, a contratação da Nuvemshop foi um divisor de águas para o negócio. Com o aprimoramento da gestão, a Mania de Fitas passou a atender a um público amplo, desde empreendedoras, artesãs e até mesmo outros armarinhos físicos. A loja ganhou um ponto-de-venda físico e o time hoje conta com dez pessoas.

Para dar conta do recado, a dupla de empreendedoras incrementou funcionalidades e automatizou processos. As ferramentas disponíveis na plataforma da Nuvemshop serviram para aprimorar a gestão de marketing, pedidos e financeiro. Em 2020, a Mania de Fitas integrou o grupo de clientes que optaram pela Nuvemshop Next. “Temos um gerente de contas que nos dá um suporte sensacional, analisando as métricas e nos dando informações sobre onde melhorar”, diz Amanda.

O resultado não poderia ser melhor: no último ano, o volume de vendas e o faturamento da Mania de Fitas cresceu mais de 100%. Na opinião da fundadora, as integrações e funcionalidades da Nuvemshop foram fatores determinantes para tal resultado.

Outra solução determinante para os resultados foi a profissionalização do controle de estoque. Com cerca de 6 mil códigos de produto, não havia outro caminho senão a contratação de um ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais), ou seja, um sistema de informação que interliga dados e processos. Esses sistemas geralmente são custosos para os pequenos negócios, mas a aplicação Tiny ERP, integrada à Nuvemshop, foi uma solução perfeita para a Mania de Fitas. “Antes, tínhamos muitos erros de envio porque nossos produtos têm muitas variações e são pequenos, e agora conseguimos zerar erros em pedidos dependendo do mês”, conta Amanda.

Segundo a fundadora, outro benefício da plataforma Nuvemshop é a usabilidade. “Tudo é simples de mexer e o suporte é muito fácil. Só para modificações avançadas é que é necessário um desenvolvedor, mas, no geral, é possível fazer tudo pela plataforma.”

Amanda compartilha uma dica para expandir lojas virtuais: delegar funções utilizando sistemas e plataformas que permitam acompanhar o trabalho. “Com menos erros, menos tarefas manuais e maior eficiência na gestão de pedidos, a Mania de Fitas conseguiu reduzir custos de trocas e aumentou as chances de fidelização. Hoje a empresa sabe exatamente o que vende e não vende, consegue fazer compras mais assertivas e sabe a hora certa de fazer promoções.”

Ferramentas robustas, recursos tecnológicos de ponta e uma equipe experiente em comércio eletrônico são o jeito que a Nuvemshop encontrou para fazer valer o seu propósito, reforçado por Alejandro Vázquez, co-fundador e Chief Commercial Officer (CCO) da startup de e-commerce. “Trabalhamos para potencializar histórias que transcendem e para reduzir as barreiras do empreendedorismo que, sabemos, não são poucas. Para isso, ofertamos condições cada vez mais competitivas a e-commerces de diferentes tamanhos”, diz Alejandro. Mania de Fitas é uma dessas histórias que se tornaram realidade.

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