Logo E-Commerce Brasil

Nuvemshop compra a Edtech Ecommerce na Prática

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Nuvemshop anunciou a compra do Ecommerce na Prática, maior comunidade e escola de e-commerce do mundo, com mais de 40 mil alunos, e que impacta com o seu conteúdo mais de 3 milhões de pessoas por semana. Após receber a rodada de investimento Series E de R$ 2,6 bilhões, adquirir a Mandaê (plataforma de logística) e lançar o Nuvem Pago (meio de pagamento próprio), a Nuvemshop continua ampliando o seu negócio e integra 100% a operação do Ecommerce na Prática.

“Com essa aquisição, iremos entregar a solução completa aos lojistas, juntando tecnologia e educação com conteúdos exclusivos, além de um amplo ecossistema, em um só lugar. Assim, reafirmamos o nosso compromisso de sermos uma marca treinadora, que motiva e potencializa empreendedores desde o começo de suas jornadas”, afirma Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop.

Bruno de Oliveira (camisa preta), CEO e fundador do Ecommerce na Prática, e Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop

Bruno de Oliveira (camisa preta), CEO e fundador do Ecommerce na Prática, e Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop. Imagem: Divulgação

“Entendemos que compartilhar conhecimento vai muito além de uma estratégia de marketing de conteúdo. E como somos líderes em um mercado em ascensão — penetração do e-commerce no varejo brasileiro ainda é de quase 12% — acreditamos que a Educação é o motor para impulsionar essa vertical. Por isso, vamos ensinar e capacitar milhões de pessoas, de forma consistente, sobre empreendedorismo e e-commerce”, completa Piovesana.

Desde 2016, o Ecommerce na Prática tem a missão de promover o empreendedorismo em todo o Brasil por meio de treinamentos exclusivos e conteúdos gratuitos em múltiplas plataformas, transformando vidas e democratizando o acesso à educação empreendedora. Na visão de Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, a aquisição da empresa pela Nuvemshop amplia ainda mais esse objetivo. 

“Sempre acreditei que o futuro do e-commerce seria a união entre educação e tecnologia, porque sabemos o quanto é desafiador conquistar resultados se as pessoas não tiverem conhecimento de como atingi-los. E é exatamente essa expertise que elas precisam e esperam de nós. Para consolidar e transmitir todo esse conhecimento, nada melhor do que juntar a maior escola e comunidade de e-commerce do mundo com a plataforma de e-commerce líder da América Latina. Estamos nos preparando hoje não só para o presente, mas para o futuro do nosso mercado”, ressalta Oliveira.

O Ecommerce na Prática traz em seu portfólio programas de certificação de consultores e analistas de e-commerce, que também irão compor o Hub de Educação da Nuvemshop de uma forma mais ampla e efetiva. Esses cursos capacitam milhares de pessoas para fazerem a gestão de um negócio, mas que, necessariamente, não precisam ser os proprietários. 

“Queremos não apenas capacitar, mas também fomentar o mercado de e-commerce, tanto no Brasil como em toda América Latina. E agora, junto com a Nuvemshop, iremos ampliar ainda mais os nossos esforços nessas frentes para atingir positivamente cada vez mais pessoas”, diz Oliveira.

A aquisição faz parte do plano de expansão da Nuvemshop, que projeta um crescimento do negócio de mais de 20 vezes nos próximos 5 anos. “Uma plataforma de e-commerce ter um Hub de Educação é algo inédito. Contudo, nos tornamos pioneiros nesse movimento por entender a relevância do conhecimento para as pessoas que empreendem. Inclusive, para deixarmos essa frente ainda com mais força, o Bruno de Oliveira assume como vice-presidente de Educação da Nuvemshop”, ressalta Piovesana. “É com essa visão que continuaremos acelerando o e-commerce na América Latina, para que cada vez mais pessoas mostrem ao mundo do que são capazes”.

Leia também: Após Cyber Monday, PMEs fecham semana da Black Friday com faturamento de R$ 122 milhões