Acesso à internet pelo celular cresce no Brasil, mas renda ainda é barreira para população
O número de brasileiros que acessa a internet por meio do telefone celular atingiu 52,5 milhões em 2013, representando 31% da população do país. O percentual mais que dobrou nos últimos dois anos. Em 2011 representavam 15% e, em 2012, eram 20%.
As informações fazem parte da 9ª pesquisa TIC Domicílios divulgada pelo CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), órgão ligado ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), nesta quinta-feira (26).
O levantamento foi feito a partir de entrevistas em 16.887 domicílios, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, em 350 municípios do Brasil, em áreas rurais e urbanas.
Pela primeira vez desde o começo da realização da pesquisa, a parcela da população brasileira que usa a internet ultrapassou os 50%. Em 2013, o percentual chegou a 51%, aproximadamente 86 milhões de brasileiros.
O levantamento considera usuários da rede indivíduos que utilizaram a internet pelo menos uma vez nos três meses anteriores à pesquisa.
CELULARES TRADICIONAIS
Entre as atividades realizadas por quem acessa a internet no telefone celular, os dados indicam que 30% das pessoas acessaram redes sociais; 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos; 25% acessaram e-mails; e 23% baixaram aplicativos.
Apesar de crescente, o número de brasileiros que usam a rede pelo smartphone ainda é pequeno quando comparado à quantidade de pessoas que utiliza telefones móveis. No país, são 143 milhões de pessoas que usam celular, ou seja, 85% da população com 10 anos de idade ou mais.
“Há distinções por classe e faixa etária. Ao contrário do senso comum, não é todo mundo que acessa a internet no celular. O uso de celular não implica no uso de internet, são dois pontos distintos”, diz Winston Oyadomari, coordenador da pesquisa.
Um dos motivos para que muitos donos de celular não acessem a rede pelo dispositivo, segundo a pesquisa, é a capacidade do aparelho. De acordo com os resultados, 41% das pessoas que têm telefone móvel, não usam a internet porque possuem equipamentos tradicionais e não smartphones.
Por: Folha de S. Paulo