Logo E-Commerce Brasil

NRF: E-commerce continua crescendo em relação ao varejo físico após início da retomada, segundo Mastercard

Por: Tiago Baeta

Fundador e Editor do E-Commerce Brasil

De acordo com o Mastercard SpendingPulse, estudo que mede as vendas no varejo online e físico durante a temporada de festas (1º de novembro a 24 de dezembro), as vendas nas lojas físicas cresceram 8,5% em relação ao período do ano anterior, enquanto as vendas online cresceram 11%. O período foi marcado retorno dos consumidores aos shoppings e ruas principais. O comércio eletrônico representou 1/5 das vendas no varejo.

Os setores de vestuário (+47,3%), lojas de departamento (+21,2%) e joalheria (+32%) foram destaque de crescimento no período. A sexta-feira da Black Friday marcou o dia de maior gasto da temporada de férias de 2021, com crescimento de 4,9% (online) e 16,5% (físico) em relação à Black Friday de 2020.

O número de empresas que iniciaram suas operações online, no acompanhamento “mês a mês” triplicou em relação ao período pré-pandemia e atingiu o pico em julho de 2020.

A demanda do consumidor por serviços de assinatura também cresceu, mas nem tanto. A Mastercard apontou que 87,5% dos países viram um aumento médio de 2 pontos percentuais nos pagamentos de assinaturas em 2021 em relação a 2020.

*O E-Commerce Brasil está na NRF 2022 apoiando os executivos dos grupos do Varejo180 e Bauty Fair e realizará um evento focado em e-commerce no Harvard Club, no dia 17/01, em parceria com a Varejo180. Acompanhe a cobertura por aqui e também pelo Consumidor Moderno. #ecommercebrasil #v180nrf2022