Construir soluções para as pessoas é um dos principais objetivos norteadores da Porto Seguro e da Vivo. Estas empresas, inclusive, marcaram presença no Congresso Indústria Digital 2023, promovendo um debate sobre oportunidades da indústria nos novos marketplaces.
Deise Violaro, Superintendente de Customer Experience e Growth da Porto Seguro, e Fábio Mori, Diretor de Canais Digitais, Product Sales e Marketing da Vivo, foram os representantes das duas empresas que hoje trabalham para colocar o cliente no certo da jornada através da digitalização.
Para os especialistas, o importante é que a marca seja consumida, não importa por qual canal. “A primeira compra é a abertura de um relacionamento”, disse o diretor Fábio Mori no último debate do Auditório de Gestão do Congresso.
A importância dos dados para a relação com o cliente
A capacidade de processar e limpar os dados obtidos nos canais de venda e durante toda a jornada do cliente na empresa é fundamental para entender qual a próxima comunicação a ser feita com o cliente. “É importante estudar melhor a arquitetura do uso das informações”, afirmou Fábio. “Também é preciso ter um depósito de informações já pronto, normalizado, para tirar insights, assim como a capacidade de lidar com dados deve ser maturada”, concluiu.
Para Deise, é importante acompanhar de perto o comportamento do cliente e, a partir disso, estudar quais novidades ou ajustes podem ser adicionados ao marketplace — que, aliás, devem atender às necessidades do cliente e ainda oferecer conexão com a estratégia e o modelo de negócios.
“Não falamos sobre chegar num momento do marketplace no qual a gente venda qualquer coisa. É sobre oferecer de fato aquilo que tem conexão com os negócios da Porto. E isso ocorre a partir desse entendimento de quem é aquela pessoa, em que momento ela está e o que podemos oferecer para ela”, finalizou.
Por Itala Assayag, em colaboração para o E-Commerce Brasil