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Novos cargos e funções vindos do exterior que você deve conhecer

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

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Profissões que atendem às demandas recentes precisam de atenção especial do pessoal de recrutamento e seleção para eleger os melhores profissionais A globalização causou uma série de mudanças dentro das empresas, desde o idioma corporativo até o intercâmbio de funcionários. As transformações também atingiram os departamentos de recrutamento e seleção, que devem estar atentos aos cargos e funções das novas necessidades dos negócios antes de buscarem pelos profissionais mais qualificados do mercado de trabalho. Novos cargos surgiram nos últimos anos e a expansão das possibilidades de uma mesma carreira se tornou uma realidade frequente em empresas de todos os setores e tamanhos. Para compreender a dimensão dessa novidade, é essencial que os recursos humanos tenham conhecimento sobre estes assuntos, pois só assim poderão ser capazes de ajudar a empresa a atingir seu objetivo e auxiliar os colaboradores a firmarem seus planos profissionais. Vindas do exterior, algumas profissões identificaram oportunidades de mercado que só foram possíveis devido a uma cultura de empreendedorismo, tecnologia e fusões, que agora estão despontando no Brasil e alterando as necessidades dos negócios e dos candidatos, como:

Descrição de cargos e funções atuais

Engenheiro de Big Data

Esse profissional, que também é chamado de cientista de dados, reúne uma grande quantidade de dados provenientes de diversas fontes para que seja possível entregá-los aos colegas que vão interpretar qualitativamente as informações e tomar decisões. Em alta, o big data é um dos focos para que as empresas possam saber mais sobre seu público-alvo, e um bom profissional que atua na área precisa ser graduado em cursos como tecnologia da informação, engenharia da computação e ciências da computação para desenvolver um trabalho assertivo para os negócios.

Analista de Business Intelligente

Frequentemente chamado de BI, esse profissional é responsável por analisar os dados armazenados, identificando padrões e propondo ações que possam aperfeiçoar um produto, um serviço ou um processo, sempre de olho na concorrência. Dessa forma, ele pode atuar em várias áreas de diversas verticais corporativas. A carreira é promissora devido ao big data cada vez mais completo, e, para segui-la, o candidato pode ter estudado tecnologia da informação, engenharia da computação, ciências da computação ou até mesmo opções menos tradicionais, mas adequadas para a companhia, como marketing e direito.

Business Development Manager

A função deste cargo é propor e garantir estratégias de crescimento para a empresa. Isso quer dizer que o candidato será o responsável por identificar novas oportunidades de negócio e transformá-las em projetos efetivos alinhados com as metas da companhia. Os departamentos de recrutamento e seleção devem prestar muita atenção nas habilidades desse profissional, que devem ser tanto comerciais, mercadológicas e de relacionamento; muitas vezes elas são mais importantes do que a formação acadêmica. É uma área essencial, principalmente para startups e pequenos negócios que ainda estão alavancando, e útil para as organizações que já estão estabelecidas no mercado.

Mobilie Developer

Em tempos de conexão 24 horas aos celulares, o desenvolvedor de softwares para smartphones, tablets e consoles tem sido um dos profissionais mais requisitados pelas empresas. Seu trabalho é criar aplicativos que levem em conta as limitações de processamento dos dispositivos, o tamanho da tela, as atualizações realizadas pelos fabricantes, o sistema operacional e a utilidade para o usuário. Para trabalhar nessa área, é preciso ter formação em análise de sistemas, ciências da computação, tecnologia da informação e cursos semelhantes. Quanto mais experiente, melhor será o resultado do trabalho realizado!

Analista de SEO

É aquele que faz a otimização das páginas de sites para que elas fiquem ranqueadas da melhor maneira possível em mecanismos de buscas como o Google, de forma orgânica e totalmente gratuita. Para compreender as técnicas que geram bons resultados, o profissional deve ter uma base em comunicação, marketing ou técnico de informação, além de ser um profundo conhecedor das estratégias, ter muita prática para realizar testes e entender a área de atuação do cliente para identificar as suas demandas. Apesar de não garantir resultados, a médio e longo prazo é possível que as empresas percebam um aumento de acessos em seu site, na compra de seus produtos ou na contratação de seus serviços.

Gestor de Compliance

É graças a este colaborador que fraudes e riscos podem ser eliminados. Ele faz o diagnóstico, avalia riscos e garante que a empresa seja transparente em relação a seus processos, conforme o regulamento de cada corporação, que tem se tornado cada vez mais complexo, mas sem tornar a burocracia complicada demais para que a efetividade não seja desperdiçada. Para ocupar a vaga, o profissional pode ter formação em administração, direito ou economia, desde que conheça muito bem o segmento de atuação do negócio.

Equipes de recrutamento e seleção precisam se atualizar

A nova face do mercado de trabalho exige muito mais conhecimento por parte de todos os integrantes da área de recursos humanos, mas principalmente do pessoal de recrutamento e seleção, que vai dar o aval para o candidato. É por isso que investir em cursos de atualização, integração com as demais equipes e trocas de experiências entre as empresas do grupo ou com profissionais reconhecidos no mercado é uma boa solução para garantir a alinhamento. Caso seja necessário para um processo seletivo específico, a saída pode ser a contratação de uma empresa de recrutamento e seleção especializada.