Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Novas mídias: como ultrapassar barreiras e atrair consumidores

Quinta-feira, 04 de abril de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Em sua palestra durante o Ads&Performance 2019, Simone Sancho, gerente executiva de Marketing Digital e CRM da Sephora para a América Latina, falou sobre tendências e estratégias nas novas mídias para atrair novos consumidores. “As mídias convencionais vêm se tornando cada vez mais caras devido à emergência de competidores. Já com as mídias de performance é preciso que exista demanda”, afirmou.

A executiva iniciou a palestra com um dado importante: os brasileiros gastam nove horas e 29 minutos diariamente na internet, atrás somente das Filipinas no ranking mundial. Apenas nas mídias sociais, são três horas e 34 minutos diários de navegação. “Com isso, pessoas reais criam e compram socialmente”, concluiu Simone. Ela ainda acrescentou que 55% dos brasileiros acreditam que o Facebook é a internet, o que mostra a força dessa plataforma no país.

As novas mídias e o “Insta everything”

A influência do online no offline também foi destacada por Simone: “As pessoas vão para as lojas procurando o que viram no celular”. Esse comportamento é o resultado de um movimento que começou nos anos 2000, com a democratização da internet, o surgimento das novas mídias e produção de conteúdo por blogueiros, que se tornaram multiplicadores e agentes de tendências.

“De 2010 para cá, tivemos o aumento dos canais no YouTube, sendo que este se transformou numa bíblia de temas e influenciadores com status de celebridades”, recordou-se Simone. Em seguida, houve o crescimento do Instagram como rede social, com vídeos curtos e stories.

“Agora temos o ‘Insta everything’, com tendências criadas por influenciadoras digitais e a volta dos fóruns e comunidades de beleza no Facebook.” Ela destacou, nesse cenário, a pulverização e o caráter instantâneo da ordem de influência, que deixou de estar exclusivamente sob o poder de celebridades.

“Como empresa do setor de beleza, tentamos entender esse ecossistema e lidar com marcas nascidas nas redes sociais.” Ela dá como exemplos a cantora Rihanna, que criou uma linha de maquiagem com mais de 50 tons de base, fato que revolucionou o setor; e a marca de beleza lançada por Kylie Jenner, do mundialmente conhecido e influente clã Kardashian.

Nesse cenário, para superar barreiras de mídia, atender o novo modelo de consumo e alcançar novos consumidores, ela enfatiza que é fundamental manter o foco na parceria com a indústria de beleza e nas vendas. “Além disso, é preciso pensar e fazer diferente”, ressaltou, ao sustentar que é necessário atuar na órbita de influenciadores para alimentar o funil de vendas de forma completa. “Isso significa trabalhar histórias ao invés de produtos”, finalizou.

Por Marina Rodriguez, em colaboração para E-Commerce Brasil.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.