Redação E-Commerce Brasil

Nova plataforma da Audi foca principalmente na experiência do cliente

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

Para a Audi, esse momento de transformação digital do mercado foi uma oportunidade para a aproximação do consumidor final. Segundo Sebastian Gomez, executivo responsável pelas áreas de e-commerce automotivo e financeiro da Salesforce Brasil, “a Audi mudou sua estratégia, que era focada prioritariamente no produto, para a do customer centric”. Resumindo: a montadora agora focou sua atenção na experiência dos consumidores da marca!

Segundo ele, isso só foi possível porque a empresa foi rápida em investir numa plataforma aberta, capaz de entender todas as pontas do negócio. Ou seja, hoje ela acessa desde informações dos seus concessionários até dados de clientes, como gostos e interesses. “O objetivo dessa transição é fornecer, antes mesmo do produto, uma gama de serviços com valor agregado ao cliente na outra ponta. Hoje, portanto, a montadora tem o acompanhamento total do produto, do pedido até a entrega”, disse Gomez.

Isso permitiu à Audi entender que existe um mundo de possibilidades que partem dos cliente, e não apenas dos concessionários. Essa sinergia, de acordo com Gomez, também é benéfica ao concessionário, que se antecipa à demanda. Isso porque essa comunicação integrada e o acesso ao inventário agiliza os processos, inclusive sobre a previsibilidade de produtos que devem ser incorporados àquela determinada loja. “Não há preço em se entender o consumidor. É possível oferecer o produto no momento de vida daquele consumidor, incorporar novos produtos… De acordo com cada perfil. Eram dados que normalmente a Audi não tinha acesso anteriormente”, disse Gomez.

Os resultados da inovação

Depois dessa reestruturação, as conquistas. Para ter ideia dos benefícios trazidos pela nova plataforma, a Audi incrementou nada menos do que 34% em suas vendas. E o saldo positivo não para por aí: o ciclo de vendas — associado à produtividade, que é integrada à plataforma e agora automatizada — foi reduzido em 92%. “Com a nova plataforma, a Audi ainda conseguiu reduzir o envelhecimento de inventário em 3%. Devo lembrar que tudo isso se deu em 1 ano”, encerrou Gomez.

Confira os slides da palestra disponibilizados pelo executivo:

[Big Solutions CX] A jornada de inovação e digitalização da Audi focada na visão 360 dos seus clientes from E-Commerce Brasil

O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.