Logo E-Commerce Brasil

Nova plataforma da Audi foca principalmente na experiência do cliente

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Para a Audi, esse momento de transformação digital do mercado foi uma oportunidade para a aproximação do consumidor final. Segundo Sebastian Gomez, executivo responsável pelas áreas de e-commerce automotivo e financeiro da Salesforce Brasil, “a Audi mudou sua estratégia, que era focada prioritariamente no produto, para a do customer centric”. Resumindo: a montadora agora focou sua atenção na experiência dos consumidores da marca!

Segundo ele, isso só foi possível porque a empresa foi rápida em investir numa plataforma aberta, capaz de entender todas as pontas do negócio. Ou seja, hoje ela acessa desde informações dos seus concessionários até dados de clientes, como gostos e interesses. “O objetivo dessa transição é fornecer, antes mesmo do produto, uma gama de serviços com valor agregado ao cliente na outra ponta. Hoje, portanto, a montadora tem o acompanhamento total do produto, do pedido até a entrega”, disse Gomez.

Isso permitiu à Audi entender que existe um mundo de possibilidades que partem dos cliente, e não apenas dos concessionários. Essa sinergia, de acordo com Gomez, também é benéfica ao concessionário, que se antecipa à demanda. Isso porque essa comunicação integrada e o acesso ao inventário agiliza os processos, inclusive sobre a previsibilidade de produtos que devem ser incorporados àquela determinada loja. “Não há preço em se entender o consumidor. É possível oferecer o produto no momento de vida daquele consumidor, incorporar novos produtos… De acordo com cada perfil. Eram dados que normalmente a Audi não tinha acesso anteriormente”, disse Gomez.

Os resultados da inovação

Depois dessa reestruturação, as conquistas. Para ter ideia dos benefícios trazidos pela nova plataforma, a Audi incrementou nada menos do que 34% em suas vendas. E o saldo positivo não para por aí: o ciclo de vendas — associado à produtividade, que é integrada à plataforma e agora automatizada — foi reduzido em 92%. “Com a nova plataforma, a Audi ainda conseguiu reduzir o envelhecimento de inventário em 3%. Devo lembrar que tudo isso se deu em 1 ano”, encerrou Gomez.

Confira os slides da palestra disponibilizados pelo executivo:

O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil