Redação E-Commerce Brasil

No Twitter, marcas são esquecidas durante o Dia das Mães

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Considerada por especialistas como a maior data sazonal para o varejo, o Dia das Mães é um período de grande importância para lojistas e marcas. Entre os dias 16 de abril e 12 de maio, a Airfluencers monitorou o comportamento dos usuários do Twitter em relação à festividade.

Dentre as 101.288 menções analisadas, o tema mostrou uma grande fragmentação de assuntos, criando uma dificuldade de pregnância para as marcas. Entre os tópicos citados estão: promoções, compra de presentes, almoços, ensaios fotográficos, entre outros.

Um dos fatores de destaque nesse levantamento é o percentual de citações a promoções em shoppings e lojas virtuais, que totalizam apenas 1% dos tweets. Esse resultado mostra que apesar do investimento em promoções e ativações em redes sociais, as marcas encontram dificuldade em impactar os consumidores e gerar lembrança.

O estudo mostra que existe um espaço para as marcas se posicionarem, como a maternidade real, que deixa um pouco de lado a visão romantizada e antiga da maternidade. Por exemplo, embora milhões de mães brasileiras sejam “mães solo” e criem seus filhos sozinhas, nenhuma marca tocou nesse assunto durante o período. “Marcas que encontrarem um posicionamento claro dentro de um dos segmentos que a maternidade é atualmente, conseguirão tanto lembrança como preferência de compra”, afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.

Apenas 488 posts (0,5%) mencionam uma marca específica. Esse cenário possibilita uma maior competição por reconhecimento de marcas menores com outras já consolidadas no mercado. O Twitter surge como uma boa oportunidade para pedir o presente ideal para seus familiares e amigos. A menção sem definição de marcas a perfumes, chocolates, bolsas, canecas e até panelas foram destaques entre as sugestões, com cerca de 554 tweets (0,55%).

As marcas mais lembradas

Com um total de 491 posts mencionando marcas, as que tiveram presença nas publicações foram:

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