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Nerd Universe vê números saltarem com pesquisa, influencers e a plataforma certa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Quem nunca tinha feito, fez no último ano e, se ainda não fez, vai fazer. Este é o cenário das compras online. Mais de 13 milhões de pessoas compraram no e-commerce pela primeira vez em 2020 e 80% desses novos consumidores disseram que repetiriam as compras online. Com os novos adeptos, o percentual de compradores inseridos na modalidade online cresceu 29% em relação a 2019. Os dados são da pesquisa Webshoppers 43, feita pela consultoria Ebit|Nielsen em parceria com o Bexs Banco e divulgada pelo portal Exame em março de 2021.

Muitos negócios online acompanharam o movimento e cresceram exponencialmente. A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, se preparou para impulsionar e dar o suporte necessário para esses negócios. Além de disponibilizar de recursos tecnológicos, ferramentas e conteúdos que apoiam os empreendedores, a plataforma investiu na ampliação da Nuvemshop Next, sua opção para grandes marcas. Neste plano, o empreendedor conta com a análise das melhores estratégias de e-commerce para o negócio e com mais de 1.000 parceiros e integrações, um gerente dedicado, suporte preferencial e benefícios nos meios de pagamento e envios.

Fiel à sua missão de reduzir as barreiras do empreendedorismo, a Nuvemshop viabiliza tecnologia de ponta para os negócios — do pequeno ao grande. Vantagem que até então era privilégio dos gigantes do varejo. O conjunto de soluções da plataforma — que inclui recursos para pagamentos, logística, marketing, experiência do consumidor, entre outros — garante ao lojista um ecossistema completo e favorável para ir além. Mas quem pode contar melhor essa história é o próprio empreendedor, como o Alezi.

O sonho geek transformado em realidade

Alezi Goulart começou cedo: ainda aos 16 anos, criou a loja virtual Nerd Universe. O ano era 2013 e o segmento geek — os chamados nerds, pessoas que curtem games, tecnologia e cultura pop — ainda não era o foco de tantas marcas como é hoje. O jovem Alezi tinha como objetivo apenas complementar a renda familiar, mas viu seu negócio crescer até alcançar vendas em todo o Brasil e demandar a contratação de 30 colaboradores.

A iniciativa veio de uma necessidade pessoal. Alezi, que tinha muita afinidade com o mundo geek, observou a demanda reprimida e a oferta tímida, de baixa qualidade, de produtos voltados para a cultura nerd. “No início não tinha dinheiro para investir. Primeiro fazia as vendas e depois produzia as camisetas. Foi no boca a boca e com parcerias com páginas do Facebook que a Nerd Universe foi crescendo”, conta Alezi.

Segundo o empreendedor, uma das premissas que alavancou seu sucesso foi a preocupação em ouvir o público. A Nerd Universe realizava muitas pesquisas e levava os resultados a sério. Estes eram os insumos para a criação de novos produtos. Ele contou que a estratégia de marketing de mídia orgânica e paga, parcerias com influenciadores e uma plataforma de e-commerce robusta completaram o jogo. Essa seria a fórmula para um crescimento sustentável de marca no negócio de Alezi.

Sobre a plataforma, o empreendedor explicou que o gerente dedicado, a confiabilidade e as integrações do ecossistema da Nuvemshop fornecem uma ótima experiência ao cliente. “Tenho toda a estrutura de que preciso e a ferramenta está constantemente evoluindo. Quando a loja precisa de algo a mais é fácil plugar novas estruturas e parceiros. Além disso, temos épocas com picos de acesso que derrubariam qualquer servidor, mas não caímos”, disse.

Os números falam por si. Após a migração de plataforma para a Nuvemshop Next, a Nerd Universe aumentou seu ticket médio em 30%. Alezi destaca outra característica do sistema da Nuvemshop: a usabilidade. “Sofríamos com outras plataformas para alterar categorias e produtos em atualizações que podiam levar horas. Meu time não conseguia usar o site direito porque as funções básicas eram muito densas para fazer aplicações rodarem. Agora, todas as ferramentas funcionam de forma muito intuitiva”, explicou.

O dono da Nerd Universe afirmou que recomenda a plataforma, independentemente se a loja virtual é grande ou pequena. “Plataformas muito grandes e densas são pensadas para empresas gigantes e podem ser muito mais complicadas do que o negócio precisa. Ou não dão a atenção necessária aos donos da loja. Por outro lado, ferramentas muito básicas talvez não tenham suficiente elasticidade”, explicou. Segundo ele, a Nuvemshop resolve as duas coisas e possui recursos para apoiar lojas de mil a milhão em faturamento.

Esse é o espírito por trás do propósito da Nuvemshop, segundo Alejandro Vázquez, co-fundador e Chief Commercial Officer (CCO) da startup de e-commerce. “Trabalhamos para potencializar histórias que transcendem, como a do Alezi, quebrando todas as barreiras do empreendedorismo e dando a negócios de qualquer tamanho ferramentas para competir neste mar movimentado, mas com muita oportunidade para explorar, que é o e-commerce”, explica o executivo.