De acordo com um artigo escrito por Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, as mulheres possuem papel determinante para o sucesso do e-commerce de compra coletiva. Além disso, representam 56% de todos os usuários em redes sociais
Dentre os produtos e serviços comercializados em sites de compras coletivas, os que mais chamam a atenção do público feminino são os relacionados a bares e restaurantes, beleza e saúde, além de cama, mesa e banho.
De acordo com Stella, em 2010, as compras coletivas movimentaram cerca de R$ 10,7 bilhões e a expectativa é ultrapassar a marca dos R$ 14 bilhões neste ano.
Mesmo assim, diz ela, seja no ambiente virtual, seja no real, os problemas entre empresas e consumidores permanecem, sendo que o atendimento permanece como fator crucial para a fidelização de clientes.
“De um lado temos um novo consumidor que realiza compras (on-line e em lojas), de outro, marcas que levaram para as lojas virtuais os mesmos desmandos e atendimentos impróprios que têm nos estabelecimentos físicos. Essa miopia tem causado sérios transtornos aos Procons do País, que estão repletos de processos e reclamações de consumidores. Em um futuro próximo e com a crescente conscientização do consumidor brasileiro, essas empresas não terão mais espaço no mundo real e virtual”, diz Stella, e completa: “As mulheres, tudo indica, serão agentes dessa transformação do consumo”.