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Mulheres comandam 66% das PMEs online, segundo Nuvemshop

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Com 66% das lojas online sendo comandadas por empresárias, as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque no e-commerce no Brasil, segundo dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com foco em PMEs.

O meio digital impulsiona mulheres a conseguirem transformar seus sonhos em histórias inspiradoras e negócios lucrativos, de acordo com Tatiana Rezende, Chief Financial Officer da Nuvemshop.

“O e-commerce é um ambiente relativamente democrático e cheio de oportunidades. Essas mulheres estão alinhadas com as grandes tendências do comércio eletrônico e do varejo e vem ganhando cada vez mais força e visibilidade no mercado de vendas digitais”, complementa a executiva.

Um exemplo disso é a história de Jessica Mello, que, após sair de um emprego tradicional, em 2013, iniciou sua trajetória vendendo sapatos pelas ruas de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, como sacoleira. Além de atender clientes de porta em porta, a empresária divulgava seus produtos em uma rede social até ter seu próprio site, criado na plataforma digital Nuvemshop. Já nos primeiros meses no e-commerce, a marca Jéssica Mello Calçados potencializou suas vendas e, hoje, fatura mais de R$100 mil mensalmente.

Entre as mulheres que são mães, o empreendedorismo no e-commerce também tem ganhado espaço. Poliana Amâncio criou em 2009 a MJ Artesanatos por conta do nascimento de sua filha. A empresária iniciou uma loja física de decoração e, depois, migrou para o online com produtos artesanais, como biscuit.

“Antes, eu atendia os clientes da região, mas muitas pessoas que me encontravam nas redes sociais perguntavam de onde eu era e se eu vendia pela internet. Eu não esperava um retorno no Brasil todo. Perceber este alcance para além da minha região foi emocionante!”, relata a empresária.

As irmãs Laura e Klara estão à frente da Carmellita, loja de moda online. O segmento lidera o faturamento do e-commerce no mês de janeiro, movimentando R$ 63,7 milhões, de acordo com os dados da Nuvemshop. A mãe confeccionava roupas para elas, o que despertou o interesse de amigos e conhecidos pelas peças produzidas em casa e assim surgiu o negócio. A Carmellita é uma marca autoral focada em slow fashion e as vendas cresceram mais de 400% entre março e novembro de 2021.

“Amamos a loja e tudo o que ela representa. A Carmellita é um pedacinho da gente. Procuramos sempre evoluir para que a experiência dos clientes seja a melhor possível”, comentam as irmãs e sócias.

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