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Crescimento e adaptação: mudanças nos hábitos do consumidor movimenta a gestão de lojas virtuais

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A mudança dos hábitos de consumo das pessoas em 2020 impulsionou a venda por canais digitais de empresas que já estavam estruturadas no ambiente online. Por conta das medidas de isolamento social, muitos consumidores se viram pela primeira vez realizando compras online para evitar aglomerações.

Com isso, boa parte das marcas se viram obrigadas a mudar sua estratégia online para atender essa demanda.

Para especialistas, o setor de comércio eletrônico já dava indícios de alta, mas após esta crise, o consumidor testou e pôde comprovar a confiabilidade e praticidade do processo. “Acreditamos que é uma tendência que veio para ficar e estamos trabalhando arduamente para continuar acompanhando e proporcionando melhoras na jornada digital dos clientes”, afirma Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom.

A operação logística também se tornou um ponto de atenção, devido à alta demanda. Foi necessário acompanhamento próximo de todas as etapas para evitar que o maior tempo gasto até a entrega final do produto não resultasse em desgastes com o consumidor. Para sanar essas questões, foi imprescindível analisar as necessidades dos clientes, realinhamento da comunicação e sinergia de todas as áreas para que todo o andamento dessa jornada fosse transparente.

Depois dessa adequação, foi possível enxergar os resultados de forma muito rápida. Segundo uma análise feita em sua base de dados entre março e junho desse ano, houve incremento de 105% nas vendas das lojas que já possuíam essa plataforma em comparação com o mesmo período de 2019. Diversos setores cresceram nesse espaço de tempo, com destaque para Home&Tech (140%), Beleza (100%) e Moda 60%).

Para exemplificar como a efetividade na gestão de uma loja virtual pode gerar crescimento relevante, é possível citar a parceria entre Synapcom e o e-commerce brasileiro da Philips, multinacional holandesa, que cresceu 200% nos primeiros cinco meses de 2020.

“Dois fatores são responsáveis por esse resultado. O primeiro foi o aumento significativo das vendas online durante o período de lojas fechadas (Covid-19) e o segundo é a forte atuação que temos das equipes da Philips e da Synapcom, trabalhando em conjunto para melhorar tráfego, conversão e KPIs da loja online”, explica Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom.

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