Logo E-Commerce Brasil

Mudança em algoritmo do Facebook dará destaque a links em fanpages

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mais uma mudança no Facebook foi anunciada no último dia 21, e dessa vez direcionada apenas às fanpages (pelo menos em teoria). A plataforma de Mark Zuckerberg implantará alterações no algoritmo do feed de notícias, tratando de forma diferente as atualizações feitas por páginas e por perfis individuais.

Objetivos diferentes, tratamento diferente

Segundo Chris Turitzin, gerente de produto da plataforma, em comunicado oficial sobre a alteração, “a nova modificação no ranking da News Feed trata atualizações de status das Pages como uma categoria diferente das atualizações de amigos”. Antes, o EdgeRank, controverso algoritmo “facebookiano”, não fazia distinções entre as postagens de amigos e de páginas, e, seguindo cálculos relacionados às afinidades da pessoa, ao nível de interação com determinado perfil, ao alcance e à capacidade de viralização de um post, entre outros detalhes, determinava o que aparecia ou não no nosso feed.

Com a mudança, posts de fanpages que contenham links podem ser mais relevantes dependendo da forma como esses links forem apresentados aos seguidores e fãs. Se a atualização da página vier com um pequeno texto, um link e uma foto, por exemplo, ela será considerada menos relevante que uma postagem que contenha um texto e um link que se expande e abre a visualização. Se antes as imagens contavam mais para atrair o leitor, agora são os links com a sua própria imagem de visualização que terão vantagem.

Portanto, caro leitor, não se admire caso as imagens de seu feed comecem a “sumir”, cedendo lugar aos links de vídeos, notícias e outros tipos de conteúdo. É só o Facebook aplicando mais uma de suas constantes atualizações.

Por: Conversion