Logo E-Commerce Brasil

MPMEs: ecommerce melhora eficiência operacional da classe indiana

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Este imperativo recebeu um impulso adicional durante o Orçamento da União de 2022 com a introdução de várias iniciativas e programas focados nas MPMEs, como Aumentar e Acelerar o Desempenho das MPMEs (RAMP), fornecendo, portanto, o apoio muito necessário ao setor.

As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) representam uma parte importante do PIB da Índia , proporcionando emprego a milhões de pessoas em todo o país. Compreendendo o papel das MPMEs em tornar a economia da Índia autossuficiente, nosso governo tem continuamente demonstrado um apoio diferenciado ao setor.

Desafios para as MPMEs

As MPMEs, hoje, estão cercadas por múltiplos desafios que impedem o setor de atingir todo o seu potencial. Alguns desses desafios incluem falta de mão de obra qualificada, atraso tecnológico, acesso inadequado ao mercado, aquisição de matérias-primas, alto custo de crédito, gargalos na cadeia de suprimentos, apetite limitado dos clientes por gastos e muitos mais. Além disso, o início da pandemia também impactou severamente o setor.

Enquanto o governo vem trabalhando para o renascimento do setor, a solução para alguns desses desafios está na adoção de soluções digitais pelas MPMEs, permitindo uma recuperação mais rápida da pandemia. É importante que as pequenas empresas avancem para soluções digitais, como e-commerce e e-procurement, para aumentar a eficiência operacional e acelerar seuscrescimento . Ao adotar o comércio eletrônico, as MPMEs podem obter vantagens como aumento de receitas e margens, maior alcance de mercado, acesso a novos mercados, economia em gastos com marketing, aquisição de clientes e experiência aprimorada do cliente.

E-commerce

Graças à enorme penetração da internet, smartphones e afinidade com experiências online na Índia, o setor de comércio eletrônico recebeu um grande impulso em nosso país. Especialmente, nos últimos 24 meses, os clientes perceberam que o e-commerce é a forma mais segura de ter tudo à sua porta, impulsionando ainda mais o crescimento do setor.

Por trás dessa expansão, há também a necessidade de entender os requisitos exclusivos de e-procurement das MPMEs e facilitar o acesso aos negócios. Uma dessas soluções
eficazes é a criação de uma Loja Comercial que oferece milhares de produtos nas principais categorias, como laptops empresariais, dispositivos de rede, adesivos industriais, ferramentas e equipamentos e segurança e proteção nas principais marcas.

Para as MPMEs, o comércio eletrônico pode contribuir para a estabilidade econômica, crescimento e segurança; e é um canal que oferece às MPMEs menores a expansão de sua base de clientes em nível global, sem qualquer expansão geográfica.

Atendendo a outras necessidades do setor de MPMEs, há também uma oportunidade de lançar iniciativas como ‘Bill to Ship to’, Business PAN, contas e aprovações de vários usuários, análise de gastos e entrega segura e confiável, etc., permitindo que o cliente reivindique o GSTcrédito em seu endereço de cobrança, melhorando assim a facilidade de fazer negócios.

Os players de comércio eletrônico em grande escala não estão apenas capacitando as pequenas empresas, removendo barreiras geográficas e fornecendo uma grande base de clientes, mas também oferecendo a oportunidade de lidar diretamente com fabricantes e fornecedores, reduzindo assim o custo de aquisição.

Este maior acesso aos fornecedores ajuda significativamente os pequenos empresários a escalar seus negócios com um nível de investimento muito menor , proporcionando assim um impulso à sua estrutura de custos.

Futuro

Em resumo, o comércio eletrônico tem o potencial de acelerar o crescimento do setor de MPME indiano, reduzindo os custos operacionais e dando a eles acesso sem precedentes a clientes em todo o mundo.

Os programas do governo, incluindo Skill India, Digital India, Startup India, juntamente com iniciativas privadas como o MSME Accelerate, podem aproveitar o imenso poder da Internet e atingir seu potencial máximo.

Leia também: Índia: mercado de entregas rápidas deve atingir US$ 5,5 bi em 3 anos

Fonte: India Times