Logo E-Commerce Brasil

Construindo um motor financeiro: a iugu pode ajudar o seu negócio

Já há algum tempo, o dinheiro deixou de ser algo puramente transacional, e passou a ser entendido como uma experiência, se tornando parte fundamental da jornada de compra.

Hoje, o que não faltam são inovações nas formas de se realizar operações financeiras: dos pagamentos cashless ao Pix, a tecnologia do setor segue em constante evolução,  agilizando as transações financeiras e deixando-as mais cômodas para os consumidores.

Se para os usuários essas transformações representam facilidade e rapidez, para os negócios, elas são uma forma de aumentar a competitividade e, consequentemente, a receita.

Sim, esse investimento, se bem alocado, pode gerar retornos tangíveis a partir de novos serviços que se tornam possíveis no seu business.

Então, que tal descobrir como construir o seu motor financeiro no seu negócio com a iugu?

Entenda o que é possível obter, na prática, com os mecanismos de cobranças e operações financeiras que você pode contratar na nossa solução flexível e encaixar na sua estrutura operacional.

Por que construir um motor financeiro?

Atualmente, a experiência de compra do consumidor vai além do atendimento ou da qualidade do produto ou serviço adquirido.

Uma pesquisa da PWC revelou que 87% dos clientes estão dispostos a pagarem um preço mais elevado apenas para adquirir um produto ou serviço com mais tranquilidade.

Cada vez mais exigentes e ávidos por inovação, os consumidores valorizam as empresas que contam com soluções customizadas para que eles tenham uma boa experiência de pagamento, que precisa ser rápida, segura, descomplicada e, de preferência, sem contato.

Portanto, oferecer os melhores meios de pagamento para o seu público é fundamental, já que é o momento em que o consumidor considera a sua proposta de valor e atua na decisão de compra ou no abandono do carrinho.

Ou seja, um processo de pagamento lento, complicado, pouco seguro e transparente, pode, definitivamente, levar o seu cliente para longe do seu negócio!

Logo, é fundamental pensar na tecnologia que vai viabilizar os pagamentos na sua empresa.

Afinal, é essa estrutura que definirá se um cliente vai gostar ou não de comprar com você – ou se ele voltará a considerar uma recompra, por exemplo.

A seguir, você confere quais são as principais tecnologias que a iugu oferece para otimizar esse processo.

Módulos de pagamento: tecnologia e transparência nas transações

Os módulos de pagamento permitem que a sua empresa integre e ofereça diversos meios de pagamento, seja para cobranças avulsas ou recorrentes.

Essa estrutura é white label, ou seja, pode ser englobada em outras soluções tecnológicas de forma transparente, integrando o produto final. Com ele, os principais meios que você obterá são:

Quais são as vantagens?

Com um módulo de pagamento completo, você não precisa de vários prestadores de serviços para ter diversidade de métodos de pagamentos no seu negócio, contando com taxas atrativas e facilidade no gerenciamento dos pagamentos.

Além disso, você contará com uma tecnologia em constante atualização com as melhores práticas do mercado.

Quem pode utilizar?

O módulo de pagamentos é uma API única que integra os 3 métodos em qualquer tipo de plataforma, seja ela

  •  Site de vendas;
  •  E-commerce/ loja virtual;
  •  Marketplace;
  •  Aplicativo;
  •  Softwares house.

Se não quiser ou puder integrar os meios de pagamento, você também pode gerar faturas avulsas ou recorrentes através do dashboard do nosso Software financeiro.

Split de pagamento: comissionamentos automatizados e conciliação financeira

Split de Pagamentos é um mecanismo que divide um mesmo pagamento entre duas ou mais contas recebedoras.

Após a entrada de um pagamento, ele é destinado de acordo com regras quanto a porcentagem ou valor que devem receber de uma venda para a conta ou subconta dos recebedores envolvidos, tais como: vendedores, prestadores de serviços, fornecedores ou o dono da empresa.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem do Split de Pagamentos é a facilidade de conciliação financeira da empresa em relação aos parceiros.

Com isso, ela não precisa realizar cálculos e ordens de pagamento, pois pode contar com a distribuição automática do que deve a cada parceiro. Isso agiliza os recebimentos e representa uma tripla economia: tempo, mão de obra e taxas de transferência.

Quem pode utilizar?

O Split de pagamentos pode ser utilizado por:

  • Vendedores comissionados;
  • Marketplaces que cobram uma taxa sobre as vendas dos sellers;
  • Franquias que cobram taxas pelo uso da marca;
  • Plataformas de serviços, como delivery e saúde;
  • Dropshippers que dividem uma venda com o fornecedor.

Cobranças recorrentes: gestão financeira ágil e redução da inadimplência

cobrança recorrente é um mecanismo de automatização de pagamentos frequentes, de acordo com seu modelo de negócios.

Na iugu, você pode gerenciar totalmente os planos oferecidos na recorrência, com diversos tipos de frequência de cobrança e métodos de pagamento, como Pix, boleto e cartão de crédito.

Quais são as vantagens?

cobrança recorrente deixa sua gestão financeira muito mais fácil, uma vez que não é preciso emitir cobranças manuais em todo novo ciclo de pagamento do cliente. Além disso, ela também contribui para a diminuição da inadimplência.

Isso porque o seu cliente recebe a fatura automatizada por e-mail e pode escolher o método de pagamento que preferir, ou pode cadastrar o cartão de crédito para o lançamento automático do valor.

Na iugu, a sua empresa pode ainda personalizar lembretes e notificações de pagamento, além de habilitar novas tentativas de cobrança caso o pagamento tenha algum problema.

Quem pode utilizar?

A cobrança recorrente pode ser utilizada por qualquer empresa que possa oferecer produtos ou serviços de uso recorrente, como:

  • Streaming;
  • Clubes de Assinatura;
  • SaaS; Cursos; Clínicas de Estética e Beleza;
  • Planos de Saúde;
  • Seguros; Serviços Contábeis;
  • Aluguel de Carros;
  • Assinatura de eletrônicos, entre outros.

Com a tecnologia e flexibilidade da iugu, você pode construir o seu motor financeiro e ter muito mais controle sobre a operação financeira do seu negócio, e ainda consegue gerenciar todas as movimentações em único lugar.

Então, baixe gratuitamente o infográfico e veja como construir o seu Motor Financeiro com a iugu