Logo E-Commerce Brasil

MoIP lança inédita integração entre Facebook e meios de pagamento no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O MoIP Pagamentos anunciou criação de um widget para Facebook, o primeiro no Brasil a tornar possível a integração da rede social com as principais bandeiras de cartão de crédito, débito e bancos no País. Com a interface, desenvolvedores brasileiros já podem criar serviços de e-commerce para o Facebook. O primeiro a utilizar a inovação é a LikeStore, lançada no primeiro semestre de 2011.

A criação da interface mira em um mercado crescente em todo o mundo, o do comércio eletrônico integrado às redes sociais (social commerce, ou s-commerce). Nos Estados Unidos, onde já há serviços do gênero, estima-se que US$ 1,2 bilhão de dólares circularão pelo Facebook durante 2011. No Brasil, até agora, ainda não havia nada que permitisse à rede conversar com os métodos de pagamento nacionais. “Vimos um nicho importantíssimo que está começando a surgir. Como inovação sempre fez parte do nosso DNA, demos um passo à frente ao mercado e desenvolvemos o widget do MoIP para o Facebook”, afirma Leonardo Mendes, diretor de Tecnologia da empresa.

Com um widget, qualquer empresa ou desenvolvedor poderá criar a sua própria solução de e-commerce dentro do Facebook aceitando os principais meios de pagamento utilizados no Brasil, que inclui a maioria das bandeiras de cartões existentes (Visa, MasterCard, Diners, American Express, e Hipercard), débito em conta no Bradesco, Itaú, Banco do Brasil ou ainda pagamento via boleto. “Com o nosso widget, o céu é o limite. O desenvolvedor poderá criar o que for necessário e nós damos a ele todo o processo de cobrança e pagamento, incluindo a credibilidade da marca MoIP”, comenta Mendes.

O funcionamento do widget é simples. Com ele, o MoIP recebe a informação da cobrança do aplicativo desenvolvido e, ao internauta, pergunta a forma de pagamento (crédito à vista, parcelado, débito ou boleto bancário). Tudo sem sair da rede social ou necessidade de abrir novas janelas, além de trazer a certificação da VeriSign. Em seguida, confere as informações com o banco ou com a adquirente, além de fazer a gestão de risco do comprador.

O primeiro serviço a utilizar a interface de meios de pagamento do MoIP é a LikeStore, que chega ao mercado nesta quarta-feira (18) com a sua primeira loja no Facebook, do site Show de Ingressos. Como ação de estreia, o portal está vendendo ingressos para o show do Jack Johnson em Recife. “Este é apenas o começo. Queremos que outras iniciativas do gênero surjam com o nosso widget, mostrando ao internauta brasileiro como é fácil e prático comprar e vender produtos sem sair da rede social”, afirma Mendes. Apenas a LikeStore prevê movimentar em 2011 cerca de R$ 18 milhões, realizando 150 mil transações com ticket médio de R$ 120.