Para criar um ecossistema comercial digital mais eficaz, é importante adotar práticas de integração e inovação continuamente. A Galderma, especializada em soluções para cuidados com a pele, é um caso prático disso. Em crescimento nos últimos quatro anos, a empresa trouxe ao Congresso Indústria Digital 2024 o que tem feito para se modernizar desde 2022.
Em vista de aproveitar a reconexão dos consumidores com produtos de estética e bem-estar desde 2020, a Galderma arquitetou um canal específico para o e-commerce, além de repaginar o modelo tradicional de pedidos.
Segundo Leonardo Garcia, gerente de Digital Commerce & CRM na companhia para América Latina, ambos se complementam e integram um plano de cinco pilares. São eles:
- Mínimo Produto Viável (MVP): implementar o conceito de MVP permite testar ideias rapidamente e ajustar conforme o feedback do consumidor.
- Integração de sistemas: atenção aos pontos de integração entre diferentes sistemas é crucial para garantir uma operação fluida.
- Escolha tecnológica: optar por soluções tecnológicas escaláveis e flexíveis, considerando custos totais e conformidade com legislações como a LGPD, é essencial.
- Customização: a personalização deve ser equilibrada para evitar excessos que possam comprometer a experiência do usuário.
- Resultados Esperados: focar em eficiência operacional, expansão de mercados e decisões baseadas em dados são fundamentais para o sucesso.
“A tecnologia é a chave para impulsionar a realização dos objetivos de negócios. A eficiência operacional e uma experiência do cliente padronizada e omnichannel estão entre nossos principais formatos de trabalho”, complementou o executivo.