Logo E-Commerce Brasil

Micro, pequenas e médias empresas foram as que mais sofreram na pandemia, mostra Alibaba

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Alibaba mostrou que, em todo o mundo, as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) respondem por 90% dos negócios, 70% dos empregos e 50-60% do PIB. Porém, seu estudo aponta que até 70% das PMEs em todo o mundo tiveram queda nas vendas. Outros dois terços, neste caso, disseram que as vendas caíram 40% — menos de um quarto das MPMEs sobreviveram à pandemia sem queda nas vendas.

Leia também: MEI pode regularizar atraso na declaração ao Simples Nacional

Para Zhang Kuo, presidente do Alibaba, o principal problema dessa queda foi uma suspensão repentina e quase total da demanda. “Isso ocorreu devido aos efeitos dos mandatos de bloqueio em indústrias com foco no físico, como turismo e hospitalidade. Afinal, são pontos onde as pequenas e médias empresas estão fortemente representadas”, disse.

Aumento de custos às micro, pequenas e médias empresas

A pandemia também desencadeou custos crescentes no comércio e na logística globais. À medida em que suas receitas de vendas diminuíram, as MPMEs relataram uma proporção maior de crises de liquidez. Por consequência, isso levou a uma onda de fechamento de negócios e ao desemprego.

Leia também: TikTok foca em pequenas empresas em programa “Follow Me”

Um quarto dos entrevistados com menos de 10 funcionários fechou completamente, em comparação com 13% das grandes empresas com mais de 250 funcionários que relataram desligamentos completos.

Micro, pequenas e médias empresas do setor B2B

Uma pesquisa anterior do Alibaba descobriu que, nos EUA, 61% das micro, pequenas e médias empresas do B2B viram suas vendas aumentarem no ano passado. Por outro lado, somente 34% das empresas B2B que não estão no online conseguiram esse feito no período.

Leia também: Brasil deve acelerar entrada na economia digital, diz especialista

“As micro, pequenas e médias empresas do B2B precisam ser atualizadas em um monte de habilidades para serem eficazes e serem capazes de usar adequadamente essas ferramentas”, disse James Howe, consultor sênior do International Trade Center (ITC) das Nações Unidas.