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"Meu vício é a tecnologia", diz Flávio Jansen, ex-CEO do Submarino

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Formado em engenharia pela PUC, Flávio Jansen, atual CEO da Locaweb participou do início das operações do Submarino em 1999, atuou como diretor de tecnologia e também CEO da empresa. Ao lado de profissionais como Geman Quiroga (CEO da Cnova), Marcelo Ribeiro (VP da Máquina de Vendas Brasil), André Shinohara (VP de Operações na Máquina de Vendas) e Fábio Bonfá (Country Manager da Privalia no Brasil) teve a difícil missão de ajudar a começar tudo do zero em uma época em que não existiam soluções consolidadas de plataforma, ERP, logística, ferramentas antifraude, gateway de pagamentos, etc.

“Em 1999 precisávamos lidar com o parcelamento, descobrimos as fraudes… mas nada funcionou redondo, tudo foi desenvolvido e aprendido – às vezes da forma mais dura”, conta Jansen. Ele ressalta que esta era uma época em que o e-commerce era um ambiente “vivo”, “Você podia errar, não havia referência e você estava criando – o que fazia do e-commerce um negócio muito estimulador”, relembra.

Sobre o passado e o futuro do e-commerce Jansen considera que no passado o principal diferencial de um e-commerce era a tecnologia, hoje, no entanto, atendimento, serviço, entre outros têm cada vez mais relevância. “Hoje é possível integrar o e-commerce com marketplace, ter um ótimo backoffice, tudo contratando soluções terceiras – o que facilitou muito a entrada dos pequenos empreendedores na internet”, pondera.

Mobile, Internet das Coisas e o legado

Em 2000 já sabíamos que o omnichannel existia, mas hoje ele é uma realidade, assim como o mobile. “O e-commerce tradicional do computador deu lugar para o modelo mobile. Isso muda muita coisa, somos 24/7, 365 dias por ano”, diz Jansen.

Para ele o cenário atual do comércio eletrônico e da sociedade digital é um tanto desafiador, afinal não sabemos onde mudanças como o Big Data e a Internet das Coisas vão nos levar. “No fundo não podemos esquecer: são pessoas usando a Internet das Coisas. A tecnologia é legal, resolve tudo, mas as pessoas precisam saber e gostar de usar, precisa ter o “encantamento”.

Para finalizar Jansen comentou um pouco sobre o seu “legado” no universo do e-commerce. “Legado é uma palavra que dá impressão de que estou ficando velho”, disse com bom-humor. Para ele o segredo foi contratar as pessoas com potencial ao invés da experiência em si. “A gente trazia as pessoas muito mais pela vontade de fazer, pessoas que não tinham medo de errar, isso fez toda a diferença, o meu mérito foi não atrapalhar muito eles”, finalizou Jansen.

Confira entrevista com Flávio Jansen na TV E-Commerce Brasil