Logo E-Commerce Brasil

Metrô de Pequim completa de integração de yuan digital em seu ecossistema de pagamento

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O sistema metroviário da cidade de Pequim, na China, estendeu seu teste da moeda digital emitida pelo banco central (CBDC, na sigla em inglês) do país para uma completa integração em seu ecossistema de pagamento.

Segundo o anúncio do sistema metroviário da capital chinesa comunicado ontem (3), o yuan digital da China, também conhecido como e-CNY, é agora completamente aceito como forma de pagamento ou opção de recarga em 428 estações espalhadas por 24 linhas na cidade.

Para recarregar o cartão de transporte, o usuário poderá escolher a opção de pagamento em e-CNY e escanear os códigos QR com sua carteira de yuan digital

Essa é uma melhoria significativa em relação ao teste realizado em junho, quando o yuan digital só podia ser utilizado no aplicativo móvel Yitongxing.

Com a recente atualização, o e-CNY está praticamente disponível para os 10 milhões de usuários diários do metrô de Pequim, seja por meio da recarga de seus cartões físicos de transporte, da compra de um bilhete unitário de forma online ou offline, ou ainda pelo escaneamento do aplicativo Yitongxing.

Um vídeo filmado por um portal de notícias local na terça-feira mostra que os terminais de venda de bilhetes dentro de uma estação de metrô agora apresentam a opção de pagamento com e-CNY próximo às de pagamento em dinheiro, WeChat Pay ou AliPay, para quando os usuários escolherem comprar um bilhete unitário ou cartão de transporte.

Ao optar pelo pagamento em e-CNY, o usuário irá precisar abrir sua carteira digital com e-CNY para escanear os códigos QR de pagamento que aparecem na tela do terminal de venda.

Para recarregar o cartão de transporte, o usuário terá de realizar um processo semelhante, ao escolher a opção de pagamento em e-CNY e escanear os códigos QR com sua carteira de yuan digital.

Além das máquinas automáticas de vendas, todos os locais de venda de bilhetes que contam com funcionários também irão oferecer a possibilidade de os usuários recarregarem seus cartões ou comprar bilhetes avulsos usando suas carteiras de e-CNY.

Leia também: BC da China diz que avançará com programas-piloto para iuan digital

Fonte: The Block, via Money Times