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Metaverso: designer da Fashion Week introduz novidades ao ambiente

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

“Minha missão é tornar o metaverso acessível a pessoas normais.” disse Philipp Plein, CEO e showman independente por trás da Philipp Plein, nome homônimo de sua empresa de moda.

De acordo com Morgan Stanley MS 0,0%, as oportunidades de receita da Web 3.0 para as indústrias de moda e luxo podem chegar a US$ 50 bilhões até 2030, com os analistas do banco prevendo que NFTs e jogos sociais apresentam as principais áreas de crescimento.

Plein, que se lembra do início da internet e viu seu desenvolvimento ao longo de 20 anos, acredita que seu sucessor, o metaverso, é uma evolução que acomoda experiências espaciais e se desenvolverá muito mais rapidamente devido à tecnologia atual.

Web 3.0

Para lidar com esse vasto mercado inexplorado, com apenas 2,8% dos usuários de internet americanos possuindo uma NFT atualmente, de acordo com pesquisa do Finder.com, o executivo embarca em uma campanha educacional para tornar o metaverso mais acessível ao povo comum.

Como o resto da população, a maioria de seus consumidores não tem carteiras de criptomoedas, então, quando ele lançou NFTs, ele as vendeu em seu próprio site, onde as pessoas podiam pagar com cartões de crédito regulares ou ApplePay, além de criptomoedas.

Ele alugou recentemente uma nova loja na Old Bond Street, em Londres – a casa da cidade anteriormente ocupada por Michael Kors – mas enquanto espera as licenças necessárias para abrir oficialmente, ele lançará um pop-up nesta primavera.

“Quando você entrar, nós o ajudaremos a fazer uma carteira Metamask; queremos ser uma espécie de centro de informação para as pessoas que querem entrar neste mundo e as criptomoedas fazem parte disso porque uma está ligada à outra”, disse.

Um andar será uma experiência de museu dedicada com telas mostrando as obras de arte Crypto King$ NFT de sua marca pelo criador Antoni Tudisco ao lado de colecionadores de esculturas físicas adquiridas como utilitários “porque no momento você só pode comprar NFTs online”.

No ano passado, ele começou a oferecer criptomoedas como opção de pagamento para bens físicos tanto no comércio eletrônico quanto na loja. “Fiz isso porque queria ser legal e criar hype, mas foi um grande sucesso. Agora recebemos US$ 100 mil em criptomoedas todos os dias”. Os clientes podem pagar em 20 criptomoedas diferentes com taxas atualizadas a cada dez minutos à medida que o mercado flutua.

Metaverso: ficar ou ficar

Sua estratégia de vincular NFTs a componentes físicos valeu a pena. Ele desenvolveu um jogo envolvendo os personagens NFT ‘Lil Monsters Gang Crypto King$ da Tudisco. Os compradores que coletassem todos os seis poderiam trocá-los por uma versão 3D mais rara e seis deles ganharam uma escultura física no valor de US$ 20.000. Ele fez 80 dessas esculturas, todas as quais já foram reivindicadas.

Em seu desfile de moda em Milão, em janeiro, Plein também vendeu NFTs, resgatáveis ​​cinco meses depois para seu mais novo tênis Plein Sport. No que foi efetivamente uma pré-venda do sapato, ele arrecadou mais de US$ 1 milhão em alguns dias – algo que ele disse que nunca teria acontecido sem o NTF aparecendo na mistura.

Nas festas de fim de ano ele vai vender NFTs na loja que vêm com versões físicas em molduras “para que as pessoas possam levá-los para casa e colocá-los debaixo da árvore de Natal e abrir uma caixa porque as pessoas ainda querem tocar em algo e querem sentir algo”, diz.

Outro plano é o up-selling – oferecendo wearables digitais para os clientes de bens físicos. “Você vai até o caixa e, enquanto paga, o vendedor vai te encorajar a comprar o mesmo boné para o seu avatar no metaverso”, disse ele.

Ao lado de outros designers, incluindo Dundas , Plein apresentou sua primeira coleção completa de Decentral e wearables específicos em um desfile que aconteceu durante a recente Metaverso Fashion Week em imóveis que ele comprou no mundo virtual. Aparências surgiram na língua estendida de um robotóide digital criado sob medida.

Seu item mais vendido no mercado da Decentraland foi uma jaqueta digital dourada de US$ 17.610, tranquilizadoramente cara, completa com mochila ultravioleta e acessório de monstro flutuante em uma prancha de snowboard. Porque acessórios são tudo.

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Fonte: Forbes