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Metaverso: como pavimentar o caminho do luxo neste universo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Embora o metaverso seja mais do que apenas jogos, eles são, atualmente, o elemento mais relacionável do metaverso. Estima-se, por exemplo, que haverá mais de três bilhões de jogadores no mundo até 2023. A Ásia-Pacífico, o coração do mercado de luxo mundial, não é surpreendentemente o lar do maior número de jogadores, com 1,5 bilhão, que geram uma enorme receita de US$ 78 bilhões. E não são apenas homens jovens — 41% dos jogadores nos EUA são mulheres.

Plataformas emergentes do metaverso, que incluem plataformas de jogos como Roblox, não podem ser ignoradas pelas marcas de luxo. Eles não apenas oferecem às empresas de luxo uma maneira completamente nova de expandir sua presença global, mas também permitem a criação de colaborações exclusivas.

As lojas virtuais interativas que prendem a atenção dos consumidores, principalmente das gerações mais jovens de consumidores de bens de luxo, serão o futuro das experiências “phygital”.

Ações no metaverso

Sabendo o que sabemos hoje sobre o poder das mídias sociais, a maioria das marcas de luxo não aproveitaria a chance de ser pioneira nessa nova fronteira digital? Aqui estão algumas maneiras inovadoras pelas quais marcas como Prada, Adidas e outras que estão começando a construir novas comunidades de marca por meio de iniciativas exclusivas de metaverso.

A Prada e a Adidas Originals anunciaram recentemente uma colaboração NFT que permitirá que colaboradores selecionados criem sua própria arte digital escolhendo uma fotografia e aprimorando-a com um filtro projetado por Zach Lieberman, um artista digital. Lieberman vai pegar 3 mil NFTs dos contribuidores e transformá-los em um enorme NFT único que será leiloado ainda este ano. Os contribuidores de UGC manterão a propriedade de seus próprios envios NFT.

Os investidores estão abocanhando parcelas de terreno virtual para venda em mercados NFT como OpenSea e em metaversos como The Sandbox, uma plataforma de jogos virtuais, e Decentraland, uma cidade virtual de propriedade de seus habitantes.

Alguns proprietários estão desenvolvendo shopping centers virtuais, onde nomes de luxo certamente aparecerão eventualmente. Um proprietário de terras chamado Metaverse Group planeja realizar uma Metaverse Fashion Week em seu terreno no Fashion District de Decentraland de 24 a 27 de março de 2022.

Para marcas de luxo, comprar ou alugar espaço virtual nesses metaversos apresenta oportunidades quase ilimitadas para criar canais de venda e experienciais inteiramente novos. As marcas podem construir seus próprios carros-chefe virtuais nessas plataformas, hospedar desfiles e eventos virtuais e fazer parcerias com outras marcas e criadores para oferecer produtos virtuais exclusivos nos vários mercados das plataformas.

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Fonte: Forbes