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Mesmo com crise, floricultura online supera vendas de Dia das Mães em 2016

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

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De acordo com dados divulgados pela Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), as estimativas de faturamento do e-commerce brasileiro durante o Dia das Mães não deixaram a desejar. A retração esperada de 1% nas vendas em relação a 2015 é bem menor do que a do varejo físico, que passou por uma queda de 6% neste mesmo momento. Segundo o órgão, a movimentação estimada do comércio eletrônico foi de R$ 2,2 bilhões. Mesmo com a diminuição do ticket médio para R$ 256, em contraste com valor gasto em 2015, que foi de R$ 320. Ainda assim, registra-se um aumento de 8% no faturamento das vendas pela internet. A rede online Isabela Flores é uma das floriculturas online que pode comemorar os bons resultados. Com opções de presentes clássicos para o Dia das Mães dentro do valor ticket médio estipulado pelo consumidor neste ano, suas vendas aumentaram 35,3%. Os arranjos mais procurados para a ocasião foram as cestas de margaridas, buquês de flores do campo e buquês de rosas vermelhas. Segmentos online de destaque para o Dia das Mães Ao que tudo indica, o consumidor brasileiro está se familiarizando cada vez mais com o e-commerce. De acordo com a FecomercioSP, categorias como moda, casa e decoração, cosméticos e floriculturas foram as mais procuradas no período que antecede o Dia das Mães. Entre os fatores que impulsionam o e-commerce, existe tanto a possibilidade de pesquisar e adquirir um mesmo produto com preços mais competitivos e também a possibilidade de realizar suas compras com mais comodidade. O consumidor online tem a consciência de que, com apenas alguns cliques, é possível evitar as tradicionais filas e lojas cheias, trânsito, gastos com estacionamentos e tantos outros inconvenientes que se potencializam nas lojas físicas durante datas sazonais. Essas e outras facilidades oferecidas, além do amadurecimento do e-commerce que vem aumentando consideravelmente a confiança dos brasileiros nas lojas online, podem ser a força que impulsiona o e-commerce mesmo diante de um dos piores resultados já registrados no varejo durante a comemoração do Dia das Mães. Segundo o indicador Serasa Experian de Atividade no Comércio, as vendas durante a semana que antecede a comemoração caíram 8,4% em relação ao mesmo período em 2014, registrando o pior desempenho desde 2003, ano em que se iniciaram as medições.