Logo E-Commerce Brasil

Mercosul Digital faz diagnóstico de e-commerce na América Latina

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Radiografia sobre as barreiras para o comercio eletrônico na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países que integram o bloco econômico, está relatada em livro liberado gratuitamente na Web.

O projeto Mercosul Digital reuniu em uma publicação especial, bilíngue, entitulada “Comércio Eletrônico: Estudos e Diagnósticos no Mercosul”  todas as ações desenvolvidas e resultados alcançados para a vertente de Comércio Eletrônico, incluindo Planos Diretores específicos provenientes de estudos e diagnósticos sobre o panorama de Comércio Eletrônico nos quatro países do bloco que são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

O livro apresenta documentos que permitem promover políticas e estratégias comuns no Mercosul, com o objetivo de reduzir o desnível digital e assimetrias existentes em temas de Comércio Eletrônico e Negócios pela Internet Transfronteiriços no bloco e na América Latina.

Entre os temas em destaque estão o ecossistema de comércio eletrônico; geração de confiança na internet; oferta e demanda de produtos e serviços aptos à comercialização pela internet e um  plano diretor de Comércio Eletrônico para o Mercosul.

A publicação foi apresentada a autoridades de países da América Latina e Europa, durante  a Quarta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e Caribe, realizada entre os dias 3 e 5 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.

Mais de 100 exemplares  foram distribuídos a representantes da União Europeia, instâncias do Mercosul e instituições governamentais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, assim como órgãos atuantes no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como a Comissão Econômica de Desenvolvimento para América Latina e Caribe (CEPAL).

O projeto Mercosul Digital também foi destaque na conferência, por ser uma  uma iniciativa da  cooperação internacional entre a União Europeia e o Mercosul, com foco nas áreas de e-commerce, capacitação contínua, desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PMEs) e difusão dos temas da Sociedade da Informação em geral.

Para conhecer os Estudos e Diagnósticos em temas de Comércio Eletrônico realizados pelo projeto Mercosul Digital, e ter acesso à síntese e ao estudo completo de cada um, clique aqui.

Por: Computerworld