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Mercedes-Benz contrata Chatbot PEOPLE para comunicação interna

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Mercedes-Benz, marca forte e reconhecida no mercado nacional e internacional, pretendia reunir informações em uma central. Para isso, em parceria com a Cedro Technologies, criou a Mia, sua assistente virtual. Na prática, ela centraliza informações das áreas de TI, recursos humanos, finanças e outros processos internos.

O objetivo da Mia é funcionar como um facilitador para os colaboradores da empresa e trazer maior acessibilidade para os funcionários, com informações de diversas áreas da empresa. Inclusive, foram os próprios colaboradores que escolheram o nome e gênero, por meio de votação.

A Mia foi inicialmente pensada para conter informações da área de TI. Porém, com a grande interação que teve, logo foram incluídas outras áreas como RH e financeira. Todas as informações foram incluídas no Chatbot PEOPLE e repassadas aos colaboradores que conversam com a Mia.

Segundo a IT Digital Workplace Manager da Mercedes-Benz, Ana Nacif, a chave principal para o sucesso da Mia foram as comunicações internas, além do fato de ter uma pessoa focada na assistente. Essa pessoa interna deve conhecer não só da parte técnica do chatbot, mas também dos processos internos da empresa. Atualmente a Mia é um sucesso entre os colaboradores e passou a ser um apoio para a fábrica como um todo.

Quais foram os ganhos para a empresa

De acordo com Ana Nacif, a principal melhoria encontrada com a adoção do Chatbot PEOPLE foi na experiência dos colaboradores que conseguem ter acesso imediato às informações. Isso significou uma redução no atendimento do Help Desk, com queda de 40% no volume de atendimento.

Além disso, considera que o interesse das outras áreas, em também fazer parte do projeto, foi um ganho internamente e demonstra o sucesso que é a Mia. “As pessoas adotaram a MIA”, conclui a IT Digital Workplace Manager da Mercedes-Benz.

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