Logo E-Commerce Brasil

MercadoLivre adquire controle acionário da KPL Soluções

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O MercadoLivre, companhia de tecnologia em comércio eletrônico na América Latina, anuncia a aquisição do controle acionário da KPL Soluções – empresa brasileira de soluções de gestão para o e-commerce (ERP e BackOffice), que possui 300 clientes – pelo montante de R$50 milhões e um adicional variável que será baseado na entrega de metas a serem alcançadas.

Os mais de 80 funcionários da KPL Soluções passam a ser parte do quadro de colaboradores do MercadoLivre Brasil, mas sem mudança física de escritórios ou alteração de suas rotinas. Os sócio-fundadores da KPL, Fabiano Silva e Anderson Duarte, continuarão a gerir a empresa de maneira independente, assegurando e melhorando a total continuidade de sua oferta de sistemas e serviços. No curto prazo, uma das missões da KPL é desenvolver um ERP na nuvem (no modelo SaaS – Software as a Service) – um modelo mais acessível para milhares de vendedores profissionais do MercadoLivre.

Um dos principais motivos da aquisição da KPL é completar o ecossistema de serviços de tecnologia do MercadoLivre para empreendedores digitais de todos os portes no Brasil. Além do marketplace, a companhia já oferece soluções de pagamentos (MercadoPago); logística (MercadoEnvios); publicidade online, criação de lojas online e classificados. “Fortalecemos ainda mais o ecossistema com a oferta de uma solução de ERP e backoffice robusta”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil.

“Este investimento significa um reconhecimento da qualidade de nosso trabalho”, afirma Fabiano Silva, Diretor da KPL. “Há mais de 10 anos no mercado, nossos softwares e serviços ajudam na gestão completa das operações de backoffice de um e-commerce e na análise de todas as informações  relacionadas ao negócio (Business Inteligence)”, explica.

“Com esta aquisição, a KPL e o MercadoLivre darão um importante passo para a democratização da oferta de soluções de gestão para o e-commerce, refletindo em uma maior profissionalização do setor e uma melhor experiência de compra aos consumidores online”, finaliza Helisson Lemos.

Sobre o MercadoLivre

Fundada em 1999, MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina. Por meio de suas principais plataformas MercadoLivre.com e MercadoPago.com, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 120 milhões de usuários e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.

O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.

Sobre a KPL

A KPL Soluções é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em operações de comércio eletrônico. Há mais de dez anos atua de forma ativa no mercado, com clientes em todo território nacional, e é líder e referência em sistemas de gestão de e-commerce com soluções de ERP e BackOffice. A KPL conta com mais de 200 clientes ativos, com demandas e particularidades diferentes sendo atendidas por uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Desde 2011 a KPL é mantenedora do projeto E-Commerce Brasil, e trabalha para fortalecer o mercado de comércio eletrônico brasileiro, promovendo palestras e produzindo artigos, consolidando-se como a maior especialista em operações de comércio eletrônico do país. A partir de 2014, a KPL passou também a apoiar a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) como mantenedora, sendo o sócio-diretor da empresa, Fabiano Silva, Diretor da KPL. Saiba mais em: http://www.kplsolucoes.com.br/