O MercadoLivre, um dos principais portais de comércio eletrônico do mundo, informou ter investido US$ 1 milhão em um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Vale do Silício, Estados Unidos, com o objetivo de estar presente no centro tecnológico mais conceituado da atualidade.
Inicialmente, a nova unidade vai operar com cinco colaboradores, e busca atrair parceiros para desenvolver tecnologias que proporcionam uma melhor experiência de compra aos consumidores.
“A chegada no Vale do Silício é um marco nestes 12 anos de história da nossa empresa. A partir desta ação, manteremos uma relação fluída com importantes empresas e investidores que atuam na região, explica o CTO do MercadoLivre, Daniel Rabinovich..
O MercadoLivre investe entre 5% e 7% de seu faturamento em tecnologia, contando com aproximadamente 300 profissionais da área responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma tecnológica, incluindo APIs e webservices.
“As APIs já são uma realidade no MercadoLivre. Estamos trabalhando com aplicativos desenvolvidos por parceiros estratégicos, como a Navita e o nosso recém-lançado app para BlackBerry, com o intuito de promover mais flexibilidade e dinamismo à plataforma”, afirma Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre Brasil.
Atualmente, a companhia opera em 12 mercados na América Latina, possuindo cerca de 58 milhões de consumidores cadastrados. Além disso, o MercadoLivre é o oitavo site de e-commerce mais acessado do mundo, segundo um levantamento recente da comScore.
O número de itens comercializados saltou para 22,5 milhões nos primeiros três meses de 2011, crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2010, quando registrou um volume total de 17,5 milhões de produtos vendidos. Os acessórios para carros foram os mais populares, superando até mesmo os smartphones.