Logo E-Commerce Brasil

"Mercado Livre aposta em tecnologia na logística para otimizar processos", revela executivo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A logística figura entre as áreas mais importantes do e-commerce, especialmente em tempos de entrega mais rápida, em que a distância entre o clique da compra e o aviso de recebimento está cada vez mais curta. Porém, não é possível apresentar uma logística eficiente sem uma infraestrutura que comporte os desafios de demanda. E, se a infraestrutura presente não é suficiente, a tecnologia pode preencher essa lacuna. Esta é a receita do Mercado Livre apresentada por Luiz Augusto Vergueiro, diretor de Operações Logísticas do Mercado Livre, durante o Fórum E-Commerce Brasil 2022.

Para otimizar os processos, o marketplace criou uma rede de logística própria, com diversos setores integrados, como o de Automação e Sorter, que distribuem produtos e pacotes para os destinos dentro do CD (centros de distribuição) ou destinos de entrega do Mercado Livre, em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.

Luiz Augusto Vergueiro, diretor de Operações Logísticas do Mercado Livre. Foto: João Carlos Silva

“A logística precisa investir em infraestrutura, que é centro de distribuição, caminhão, tecnologia, processos e pessoas, principalmente. Hoje, o Mercado Livre é a maior rede de logística da América Latina”, conta o executivo.

Entre os processos da empresas, destacam-se o cross docking e o fulfillment. Vergueiro explica que, no cross docking, são coletados os pacotes e os produtos separados para seus destinos. Hoje, existem 13 operações de cross docking operando no Mercado Livre. Já na operação de fulfillment, a empresa armazena os produtos e, quando a venda acontece, os mesmos são coletados e entregues. O marketplace conta com 12 operações de fulfillment nos estados de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e São Paulo.

“As operações precisam ser dedicadas para serem eficientes. O vendedor vende de tudo, mas as operações são separadas. Criamos um centro onde comunicação com usuário é única, mas fazemos a distribuição em CDs específicos, Deixamos de usar o fulfillment tradicional para virar um ponto de separação dos produtos que serão enviados para localidades mais distantes. O Meli é uma empresa de tecnologia que faz logística”, detalha Vergueiro.

Fonte: Mercado Livre

Capacidade de envios do Mercado Livre

Atualmente o marketplace entrega no mesmo dia para 100 cidades brasileiras. Veja os demais números da empresa:

  • 254 milhões de itens foram enviados no trimestre (+22,2%);
  • 2,8 milhões de produtos enviados por dia;
  • 54% foi entregue no mesmo dia ou no dia seguinte à compra;
  • 80% foi entregue em até 48 horas;
  • 81% foram entregas gratuitas;
  • 90,5% enviado via MeliNet – rede gerenciado do Mercado Livre.

Leia também: Alibaba alia tecnologia e capilaridade para expandir em logística

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil