Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre dobra capacidade logística com anúncio de quatro novos CDs

Em mais um passo de sua expansão logística, o Mercado Livre anuncia a inauguração de quatro novos centros de distribuição (CDs) no Brasil: um no bairro de Perus, na região norte da cidade de São Paulo, dois em Barueri (SP), e um em Araçariguama (SP), no interior do estado. O centro de distribuição sediado no bairro de Perus é o primeiro Receiving Center da companhia, estabelecimento que recebe produtos dos vendedores do Mercado Livre e facilita a correta distribuição para os centros de fullfilment correspondentes a cada tipo de mercadoria.

“Os novos Centros de Distribuição expandem nossa malha logística e refletem no nosso comprometimento de democratizar o comércio. Com essas adições, podemos oferecer ainda mais sortimento e comodidade para os nossos clientes, ampliando a modalidade de entrega rápida, frete grátis, lojas oficiais. Esperamos manter e exceder o nível de satisfação dos nossos clientes, que hoje está um patamar histórico para o Mercado Livre”, comenta Fernando Yunes, vice-presidente Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil.

O CD estabelecido na região norte da capital paulista e o CD Full de Franco da Rocha (SP), focado em produtos pesados e linha branca, já estão em operação e foram parte da malha logística da empresa na Black Friday 2021. Os demais, da modalidade fullfilment – em que a empresa é responsável por todo o processo logístico dos seus vendedores, desde o estoque até a entrega ao consumidor final -, serão inaugurados integralmente no segundo semestre de 2022.

Com a adição dos quatro novos centros de distribuição, o Mercado Livre passará a contar com uma estrutura logística de 12 CDs fullfilment, 1 Receiving Center, 17 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers e 3 mil Agências Mercado Livre. Esses ativos aumentam a infraestrutura logística para 1.029 km2 em operações de fullfilment.

A companhia conta também com uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3000 caminhões, 1100 vans, 3 aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13000 veículos atuando na última milha. A empresa ainda anunciou recentemente o Mercado Envios Extra, em que entregadores autônomos passam a integrar a rede de Envios.

“À medida que cresce nossa capacidade de armazenamento e variedade de produtos, aumenta a complexidade e necessidade de organização não apenas do caminho do pacote para o consumidor, mas do caminho do produto do parceiro para o Centro de Distribuição do Mercado Livre. Com nosso Receiving Center, aumentamos nossa eficiência logística no inbound de produtos”, comenta Leandro Bassoi, vice-presidente de Logística do Mercado Livre para América Latina. “Além disso, nossos outros Centros aumentam nossa capacidade de armazenamento e se aliam a nossos outros 8 Centros de Distribuição já em operação, que garantem uma entrega rápida em todo o território nacional”, completa.

Atualmente, o Mercado Livre realiza envios de produtos em que é responsável por todo o processo logístico no mesmo dia para 50 cidades, (cujos CEPs cobrem 20% das vendas), em até 1 dia para 2,1 mil cidades (alcançando 75% das entregas) e em até 2 dias para 4,7 mil cidades do Brasil (cobrindo 90% das entregas).

A inauguração dos quatro novos CDs aumentará a infraestrutura logística para mais de 1 milhão de pacotes a capacidade de transação diária da logística do Mercado Livre, além da geração de mais de 7.000 vagas de empregos diretos (quando operados em suas capacidades máximas).

Leia também: Correios abrem credenciamento para empresas participarem do Exporta Fácil+