Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre dá desconto para empreendedor vender pela plataforma

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Mercado Livre anunciou que vai dar desconto de 30% nas comissões para novos vendedores no marketplace até o dia 30 de junho. Já para aqueles que preferirem abrir a sua própria loja dentro do Mercado Shops, não haverá cobrança de comissão em abril e, nos três meses seguintes, será aplicado um desconto de 70%.

As regras do marketplace e do Mercado Shops valem para qualquer tamanho de empresa, de microempreendedores individuais (MEI) a grandes companhias, desde que a conta no Mercado Livre tenha sido aberta a partir de 1o de abril. Além disso, estão incluídos todos os tipos de produtos – desde que respeitando a política do que pode ser vendido na plataforma – e valores, desde que custem mais de R$ 6, que é o preço mínimo definido pelo Mercado Livre.

“O nosso intuito é ajudar o pequeno e o médio empreendedor que viram queda de faturamento da ordem de 65%”, afirma Bruno Guarnieri, diretor de marketplace do Mercado Livre no Brasil, em entrevista à EXAME. “Nós já sentimos um aumento de vendedores na plataforma entre o final de março e início de abril.”

Expectativas de aumento

O Mercado Livre conta com 11 milhões de vendedores na América Latina e a expectativa é que, com a campanha, esse número aumente entre 20% e 25%. Já o total de compradores alcança 44 milhões – número esse que vem crescendo também dadas as restrições por causa do novo coronavírus.

“Entre a última semana de março e a primeira de abril, o número de novos compradores via internet dobrou em todo o mercado, e isso teve reflexos também no Mercado Livre”, disse Guarnieri.

Além do desconto, o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, anunciou nesta semana a criação de uma linha de crédito voltada para o pequeno e médio empreendedor de R$ 600 milhões.

Confira abaixo as condições oferecidas:

Marketplace

Desconto de 30% na comissão para novos vendedores até 30 de junho de 2020:

  • No anúncio Clássico, a comissão passa de 11% para 7,7%
  • No anúncio Premium, a comissão passa de 16% para 11,2%
  • Material simples e orientado para os primeiros passos do empreendedor na plataforma
  • Acesso a lives e webinars que trarão dicas sobre como vender no Mercado Livre
  • Mercado Shops (loja própria online)
  • Comissão grátis no mês de abril – a partir da data de criação da loja até 30 de abril

Após o primeiro mês, desconto de mais de 70% na comissão até o dia 31 de julho de 2020:

  • Clássico: 3% (desconto de 73%)
  • Premium: 8% (desconto de 50%).

As informações são da EXAME