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Mercado Livre registra crescimento de 84% em vendas no 1º trimestre no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Mercado Livre divulgou na quarta-feira (5) seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2021, finalizado em 31 de março. O Brasil foi um dos destaques com crescimento de 84% em volume de vendas, em moeda constante, com avanço sequencial de 8 pontos percentuais contra o quarto trimestre de 2020.

A receita líquida do primeiro trimestre foi de US$ 1,4 bilhão, um aumento ano a ano de 111,4% em dólares e 158,4% em moeda constante. A operação no Brasil representa 56% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 768,7 milhões, crescimento de 93% em dólar e 139% em real, ano contra ano.

Segundo a companhia, o lucro bruto do trimestre foi de US$ 591,4 milhões, com margem de 42,9%, ante 48,0% no mesmo trimestre do ano anterior. O trimestre encerrou com um lucro antes de impostos de USD 9,5 milhões, contra uma perda de USD 16,7 milhões durante o mesmo período de 2020. Já o prejuízo líquido no trimestre totalizou US$ 34 milhões, resultando em um prejuízo líquido de US$ 0,68 por ação.

Vendas do Mercado Livre

Ainda de acordo com a empresa, foram vendidos 222,0 milhões de itens, o que significa um crescimento ano a ano de 110,2%. Já a base de usuários únicos ativos durante o trimestre aumentou 61,6% em comparação com o mesmo período de 2020, atingindo 69,8 milhões.

O volume de vendas (GMV – Gross Merchandise Volume) foi de US$ 6,1 bilhões, representando um crescimento ano a ano de 77,4% em dólar e 114,3% em moeda constante — 72,9% desse valor provém de transações feitas em dispositivos móveis.

“Atrás de cada indicador relatado, existem milhares de PMEs que podem continuar operando e mantendo empregos em toda a região e milhões de consumidores que puderam acessar os produtos de que precisam”, afirmou Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre.

Com Mercado Envios, 208,1 milhões de itens foram enviados, um aumento de 130,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em uma base consolidada, o serviço Fullfilment de Mercado Envios já atingiu 27% de penetração no Brasil, versus 25% do último trimestre de 2020.

A rede gerenciada do Mercado Envios continuou ganhando participação durante o quarto trimestre, atingindo 80% em uma base consolidada. No Brasil, a penetração da rede logística própria atingiu 83% do total das entregas no período, versus 79% do quarto trimestre de 2020.

Números do Mercado Pago

De acordo com o balanço, o volume total de pagamentos (TPV – Total Payment Volume) processados no trimestre foi de US$ 14,7 bilhões, um aumento ano a ano de 81,8% em dólares e 129,2% em moeda constante. No período, foram realizadas 630,1 milhões de transações, o que representa um aumento de 116,7%.

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