Logo E-Commerce Brasil

Mercado eletrônico de dispositivos vestíveis dobrará em 2015

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Mais de 45 milhões de acessórios eletrônicos “usáveis” devem ser vendidos neste ano no mundo. Este número deve triplicar até 2019, especialmente os artigos para punho, revelou estudo do IDC.

Um total de 45,7 milhões de relógios, pulseiras, óculos e outros acessórios conectados deverão ser comercializados neste ano, mais do que o dobro dos 19,6 milhões vendidos em 2014, indicou o centro de pesquisas IDC.

Para 2019, o mercado espera que a venda suba 126,1 milhões de unidades.

Para este ano, prevê-se que os dispositivos usados no punho, nos quais fabricantes como Apple e Samsung concentram seus esforços, deverão representar mais de 80% das vendas totais.

“Os acessórios compatíveis com os aplicativos desenvolvidos por terceiros ajudarão o crescimento deste mercado e serão um grande passo à frente com o lançamento do iWatch da Apple este ano”, afirmou Ramon Llamas, analista do IDC citado em um comunicado.

O iWatch, que será lançado no dia 24 de abril, e outros dispositivos compatíveis com aplicativos de terceiros como o Moto 360, da Motorola, e os relógios Gear, da Samsung, devem representar um total de 25,7 milhões de unidades vendidas em 2019, avaliou o IDC.

Em segundo lugar serão vendidos os dispositivos modulares para serem usados em diferentes partes do corpo, com 5,3% do mercado dos acessórios “usáveis” (wearables, em inglês) em 2019.

Em terceiro lugar, estarão as vestimentas (4,5% em 2019), na medida em que as empresas produzem mais camisetas, sapatos, meias, entre outras peças conectadas. Os óculos irão ocupar a quarta posição (3,5%).

“Até agora a explosão dos dispositivos ‘wearables’ foi claramente conduzida pelas pulseiras esportivas”, lembrou Ryan Reith, outro analista do IDC. “Mas o mercado se deslocou rapidamente para aparelhos mais caros que oferecem mais vantagens funcionais”, completou.

Fonte: Info