Estimativas do Instituto de Pesquisas eMarketer apontam que os índices de vendas no comércio eletrônico mexicano devem subir 20% em 2014, podendo alcançar US$ 11,4 bilhões. Os números apontam ainda uma expansão média de 17,6% de crescimento do mercado business-to-consumer (B2C) mexicano até 2017, podendo chegar a ultrapassar os US$ 15 bilhões.
Caso essas previsões se concretizem, o México pode se transformar no maior mercado emergente entre os países latino-americanos no segmento eletrônico. Uma das razões que sustentariam esse crescimento é a base de usuários de internet no país que usam ou já usaram os serviços de compras eletrônicas. De acordo com o eMarketer, 21,3% dos usuários de internet, o equivalente a 10,4 milhões de pessoas, esperam realizar pelo menos uma compra digital neste ano. A expectativa do mercado é de crescimento de 16,5% ano a ano nesse índice entre os internautas.
Os números chegam a impressionar por mostrarem taxas mais elevadas em comparação aos índices gerais da economia mexicana. Enquanto o crescimento do acesso aos meios eletrônicos ainda é restrito a uma parcela menor da população, as vendas por meio digital não sofrem com isso. O eMarketer aponta que, mesmo com a queda de 6,3% no aumento total de usuários de internet até 2017, que pode chegar a 78,2 milhões, as taxas de crescimento em relação a compradores digitais atingirá 10% em 3 anos.
Terra de oportunidades para o mercado mobile
Apesar dos índices mostrarem uma possível alta nos índices do e-commerce no 2º mercado consumidor da América Latina, a desconfiança e a falta de experiência são os prováveis motivos dessa tendência de crescimento ainda não valer para o mercado mobile. Apesar disso, há sinais encorajadores de que essa realidade possa se deslocar para as compras móveis, uma vez que os consumidores conheçam melhor o meio.
Para a empresa de consultoria ‘The Competitive Intelligence Unit’ (CIU), é comum que os consumidores “comecem a traçar os caminhos para realizar compras em smartphones ou tablets a partir de seu próprio computador”.
Como geralmente acontece em mercados que apresentam estágios iniciais de adoção de comércio eletrônico, os computadores acabam sendo o veículo mais provável para compras na web, citados por 84% dos consumidores. Os telefones celulares foram o segundo mais popular dispositivo para compras digitais.
Por: MobiFeed