Logo E-Commerce Brasil

Mercado de beleza masculina é a aposta da vez

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Segmento de cosméticos voltado para o público masculino está cada vez mais em alta

Quando se fala em produtos de beleza, por muito tempo o mercado teve o olhar mais atento para o público que se identifica como mulher. O estereótipo do gênero masculino, que não se preocupa com a própria saúde e beleza, permeou por décadas, mas vivemos agora um momento de ruptura e mudanças, com novas tendências.

É o que confirma uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a qual revelou que oito a cada dez homens concordam com a frase “foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza”.

Ainda em relação a esse mercado, de acordo com a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens segue em alta e a previsão é que o setor movimente até US$ 78,6 bi em 2024.  O Brasil é um dos principais consumidores nesse setor, representando 13% do mercado global de beleza masculina, segundo o Euromonitor.

A RD-RaiaDrogasil e suas marcas próprias registraram um crescimento de 27% na procura de produtos de beleza masculina só em 2022. Entre os produtos mais vendidos, estão as pomadas capilares, seguidas do balm para barba e do shampoo 2 em 1.

“O mercado de beleza masculina vem crescendo de forma significativa ao longo dos últimos anos e é nesse sentido que estamos focando nossa atuação, para trazer para o público masculino opções de produtos de qualidade com preço justo e de fácil acesso em todo o país, dada a capilaridade das nossas farmácias”, destacou Marcelo Pertile, gerente de Trade Marketing de marcas próprias da RaiaDrogasil.

A RD possui planos para estender o segmento em itens para cuidados básicos como espuma de barbear e gel capilar, bem como em produtos de cuidados para a pele e lâminas de depilar.

De acordo com Danilo Bertasi, CEO da The Men’s, marca de saúde personalizada para a beleza masculina, esse crescimento e atenção ao público masculino para o setor se dá por uma observação e escuta ativa. “Educar, gerar discussão e escutar os homens são as  principais estratégias. Trazer tecnologia, inovação e eficiência aliados à incessante pesquisa de campo, de ouvir, entender e desenvolver produtos exclusivos são a chave para um maior consumo dos homens, uma vez que  atendam suas necessidades e  nos faça querer consumir ainda mais”, afirma Bertasi.

O CEO ressalta que há vontade do público que se identifica como homens em consumir novas marcas, bem como ter um maior contato com o aprendizado desses produtos adequados. “Estamos apenas no começo de uma tendência, há muito para evoluir”, complementa.

O marketplace possibilita aumentar os pontos de contato com esse consumidor, atingindo-o em diversas ocasiões. Além de trazer novos consumidores  que não seriam atingidos pelos canais tradicionais de mídia on e off. “No marketplace, ele está em um lugar que conhece, confia e disposto a consumir”, conclui Bertasi.

Leia também: Micro, pequenas e médias empresas foram as que mais sofreram na pandemia, mostra Alibaba