Logo E-Commerce Brasil

5 indicadores para melhorar sua gestão financeira

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Um dos pontos mais importantes de uma empresa é a sua saúde financeira. Ela é a base para que um negócio opere bem e o seu gestor saiba quais os melhores caminhos para seguir, tomando decisões embasadas e mais assertivas.

Mas para isso, é importante ter conhecimento de alguns indicadores financeiros. São eles, através de alguns cálculos básicos, que vão te ajudar a conhecer os reais números do seu negócio e vão te guiar nas decisões futuras.

Hoje, trouxemos alguns indicadores essenciais para as pequenas e médias empresas. Sem eles, fica praticamente impossível gerir um negócio e estruturar o seu crescimento. Veja, a seguir, como eles podem te ajudar e como aplicá-los no dia a dia da sua operação:

Custos fixos

Os custos fixos são as despesas recorrentes e rotineiras do seu negócio e que não tendem a sofrer variações de um mês para o outro. Eles independem do aumento ou diminuição da sua produção, ou das vendas.

São considerados custos fixos, por exemplo, aluguel, salários, gastos com limpeza e impostos.

É importante ter esse indicador atualizado, pois é ele que oferece um dado básico para qualquer empresa: o valor mínimo que ela precisa ter em caixa para cobrir seus gastos básicos e irredutíveis.

Custos variáveis

Os custos variáveis, por sua vez, são despesas que até podem ser recorrentes, mas o seu valor sofre alterações. Isso porque elas são influenciadas por fatores externos, como sazonalidade, aumento ou queda na produção ou nas vendas. Uma fábrica, por exemplo, sempre precisará adquirir matéria-prima. Mas o quanto gastará nesta despesa, varia a cada mês.

Insumos diretos, embalagens, impostos diretos de venda, como ICMS e SIMPLES, fornecedores, matéria-prima, mão de obra industrial e terceirizada são exemplos de custos variáveis.

Este indicador, juntamente com o de custo fixo, é essencial para os negócios. A soma dos dois diz claramente o quanto uma empresa gasta para se manter. O objetivo primordial é buscar esse número mês a mês, utilizando o que for extra para expansão e investimentos.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que o controle que se faz entre o valor que entra na empresa e o que sai (seja com os custos fixos, variáveis, ou com imprevistos). Este acompanhamento pode (e deve!) ser feito tanto a curto, quanto a longo prazo. Assim, é possível ter uma visão mais clara do lucro obtido pela empresa, dando ao empreendedor uma visão mais real do seu negócio.

Ao acompanhar as flutuações das movimentações financeiras de sua empresa, o gestor pode tomar melhores decisões a respeito do seu caixa. Ele saberá se vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente, conseguirá negociar melhores prazos de pagamento e saberá quando e se será preciso recorrer a empréstimos financeiros.

Ponto de Equilíbrio

Este indicador determina a receita mínima que uma empresa precisa obter para cobrir todos os seus custos e despesas e continuar operando. Aqui, não estamos falando nem em lucro e nem em prejuízo. Mas em valor mínimo para que a empresa não fique no vermelho.

Esse dado funciona como um importante direcionamento para a elaboração das metas de vendas, afinal, manter o faturamento acima do ponto de equilíbrio é essencial para que o negócio seja sustentável no mercado.

Ticket médio

O ticket médio traz a média do valor vendido pelo seu negócio em um determinado período. De forma resumida, você soma o valor das vendas totais e divide o resultado pelo número de vendas realizadas.

Com ele, é possível observar sazonalidades, ou quais ações de marketing, campanha ou preços podem ajudar a aumentar o ticket médio dos seus clientes (que, neste caso, é o valor total da compra, dividido pelo número de produtos adquiridos). Desta forma, você entende melhor o seu público e como ele se comporta.

Estes indicadores nada mais são do que ferramentas que poderão te auxiliar a ter uma visão mais ampla, e ainda assim real, do seu negócio. É através deles que você saberá se é hora de investir, de segurar os gastos, ou até mesmo de pedir um empréstimo.

Os lojistas do B2W Marketplace, por exemplo, contam com uma super ajuda para avaliar os seus indicadores financeiros e, caso seja preciso, fazer empréstimos de forma consciente e que não afetem a saúde financeira da empresa.

O Crédito Seller é o melhor programa de crédito do mercado e é exclusivo para quem vende na Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Por isso, é muito importante se cercar de parceiros que estejam empenhados em fazer o seu negócio crescer!

Agora que você já conhece os indicadores essenciais e sabe como eles funcionam, é só colocá-los em prática no seu negócio e ver os resultados aparecerem!

Leia também: Como conciliar as informações da sua loja física e do marketplace.